Ginásios e outdoor

Já pode ver ao vivo as sapatilhas da Nike que foram vendidas por 300 mil euros

Para celebrar o modelo mais icónico da marca, abriu uma exposição com 49 pares desenhados pelo falecido estilista da Louis Vuitton.
Uma exposição exclusiva.

O modelo de sapatilhas mais popular da Nike escalou para outro segmento quando o estilista norte-americano Virgil Abloh as personalizou com padrões exclusivos de uma famosa marca de luxo: Louis Vuitton. No passado dia 8 de fevereiro, foram a leilão 200 pares desta coleção. Apesar de o preço inicial de licitação rondar os 1.750€, a grande maioria dos pares acabou por ser vendido, em média por 87 mil euros. Porém, um par de tamanho 37.5 atingiu um valor três vezes superior.

O modelo acabou por ser comprado por pouco mais de 300 mil euros. Desta forma, tornou-se no par mais caro vendido dentro deste grupo. O segundo modelo (do tamanho 38) foi vendido por 154 mil euros.

Os 40 anos dos Nike Air Force 1

Introduzidas no mercado em 1982, as sapatilhas Air Force 1 são um dos modelos da Nike mais populares de sempre. Em 2020, foi até o exemplar mais vendido da marca e manteve a distinção no ano passado. Se há quatro décadas foram lançadas a pensar no basquetebol, agora o seu conforto e estilo únicos rapidamente as tornaram obrigatórias nos looks mais edgy e casuais. 

As Nike Air Force 1 celebram este ano 40 anos e foram homenageadas primeiro com a personalização do estilista que veio a falecer no final do ano passado; e depois com o leilão de 200 pares que este desenhou em leilão. O dinheiro angariado reverteu a favor de uma instituição de solidariedade, que apoia a formação de designers afro-americanos e africanos. Mas, como uma celebração nunca vem só, a marca americana organizou uma exposição destes pares icónicos em Nova Iorque.

A exclusiva personalização do designer Virgil Abloh foi criada para a coleção primavera/verão de 2022 da Louis Vuitton, da qual o norte-americano foi diretor artístico. Estas sapatilhas são a combinação perfeita dos detalhes da Nike Air Force 1 e da casa de luxo Louis Vuitton. 

Uma exposição especial

O modelo mais popular e sucedido da Nike tem sofrido algumas modificações ao longos dos anos, com vários artistas a venderem versões únicas e personalizadas. A elevada procura chegou mesmo a fazer com que o modelo sofresse algumas roturas de stock e a sua venda até foi limitada nos Estados Unidos. 

Além dos 47 pares de sapatilhas, existe um armazém na parte de trás do espaço em Brooklyn em memória ao inabalável trabalho de Abloh ao longo da sua carreira. No final da exposição, há um detalhe que tem emocionado os visitantes. Se olharem para cima na saída, a última coisa que vêem é uma torre de água que Vuitton decorou em homenagem ao estilista e onde se pode ler “Dream Now” (sonha agora).

A exposição Louis Vuitton e Nike “Air Force 1” de Virgil Abloh está aberta ao público na 73 West Street, em Brooklyn, desde do dia 20 de maio e vai manter-se por lá até ao final deste mês. 

Quem era Virgil Abloh?

O estilista nasceu em Rockford, Illinois, nos Estados Unidos, e sempre foi fã de hip-hop. Começou por ser DJ e só mais tarde se formou em Engenharia Civil e depois em Arquitetura.

Desde 2000 que era consultor de arte de Kanye West. Em 2012, criou a primeira marca, a Pyrex Vision. A Off-White nasceu um ano depois pelas suas mãos. Mais tarde, a etiqueta acabou por ser comprada pelo grupo da Louis Vuitton. Foi o primeiro diretor criativo negro da conhecida marca de luxo.

O designer foi diagnosticado com angiossarcoma cardíaco, um tumor maligno raro no coração, em 2019. Preferiu resguardar-se durante estes últimos anos devido aos tratamentos duros a que estava a ser sujeito. Mas antes de falecer, desenhou os modelos dos Nike Air Force 1 que agora estão em exposição em Nova Iorque. O estilista tinha apenas 41 anos quando morreu. 

Carregue na galeria para conhecer todos os modelos que vão estar na exposição.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT