O nome assusta, mas, à partida, o máximo que lhe pode acontecer é tropeçar em algum miúdo disfarçado de Lúcifer ou de morte. O evento celebra o Dia dos Diabos na aldeia de Vinhais, uma efeméride é já um marco do concelho de Bragança.
Todos os anos, na quarta-feira de cinzas, — dia que marca o primeiro dia da Quaresma no calendário Cristão — os miúdos mascaravam-se de Diabo com um fato vermelho, a cara coberta com uma máscara da mesma cor; ou de morte, com vestes pretas e a cara enfarruscada, pintada com cinza ou carvão.
Os diabos saiam pelas ruas e perseguiam os habitantes com um chicote em punho. Quando os apanhavam levavam-los à pedra, onde os obrigavam a ajoelharem-se para serem chicoteados. A morte, mais calma, andava pelas ruas silenciosamente. Quando encontrava alguma vítima obrigava-a a ajoelhar-se e a beijar a gadanha que levava na mão.
Atualmente esta encenação deu lugar a um espetáculo diferente. Um prolongamento da celebração original, os Mil Diabos à Solta trata-se de um desfile com centenas de pessoas a envergarem a fantasia encarnada. A juntar à festa têm agora uma prova de trail que percorre as maravilhosas paisagens transmontanas.
A competição irá realizar-se no dia 25 de fevereiro, em Vinhais, com partida e chegada no centro da localidade. O percurso prolonga-se por 15 quilómetros, mas em simultâneo haverá uma caminhada de 10 quilómetros e uma corrida para os mais novos. As partidas acontecem em simultâneo, às 9 horas.
Os mais corajosos podem inscrever-se online. O trail custa 15€ com almoço típico incluído no final da prova, a caminhada tem o preço de 10€ e a atividade dos miúdos é gratuita.