Ginásios e outdoor

JRNY fitness: aprenda a fazer os exercícios complicados do ginásio — sem sair de casa

A plataforma de streaming tem aulas para fortalecer músculos, equilibrar a mente e amplitude. Tudo em aulas express.
As aulas duram 30 minutos.

Há quem nunca tenha feito uma aula de grupo por ter vergonha de não saber as posições que os instrutores pedem. É normal. Na sua maioria, só pessoas que treinam regularmente é que estão familiarizadas com o conceito de agachamento, lounge ou até down dog. A verdade é que são posições muito importantes e que devem ser feitas de forma correta para não corrermos o risco de sofrer alguma lesão.

Desde outubro que é possível aprender os movimentos mais importantes das aulas de força, mobilidade e mente — e saber todos os detalhes a ter em atenção quando os fazemos na plataforma JRNY fitness. Funciona quase como um glossário online em vídeo. Mas não é só isto que está disponível no novo projeto de Daniel Mendes.

O projeto JRNY fitness começou há quatro anos com eventos de body & mind outdoor. Estes eventos duravam apenas duas horas e eram realizados nos jardins da cidade de Lisboa. Ainda assim, chegavam a atrair dezenas de entusiastas do desporto. Durante o confinamento, Daniel decidiu criar uma conta de Instagram para começar a partilhar aulas dadas por si. A rápida adesão do público fez com que o personal trainer quisesse expandir o projeto para lá desta rede social. 

Decidiu então criar a plataforma JRNY fitness — que funciona quase como a Netflix, mas para o fitness —, onde podemos encontrar treinos de força, mobilidade e equilíbrio, muito baseado em modalidades como o ioga e pilates. O site funciona da seguinte forma: cada temporada tem três aulas distintas de três categorias (força e foco, amplitude e flow). Com uma subscrição mensal, tem acesso às aulas onde e quando quiser. 

O jovem de 25 anos quis disponibilizar este glossário para que “as pessoas aprendam primeiro os movimentos antes de fazerem as aulas para poderem depois desfrutar um pouco mais.” Está disponível em todos os planos de subscrição.

Neste momento, há dois planos disponíveis. Um com acesso ao glossário e aulas de body & mind (12,99€ por mês). O segundo plano inclui ainda vídeos de reflexão, o foco de cada coreografia, objetivo de cada aula, falo sobre vários temas relacionados com o exercício e bem-estar e behind the scenes (15,99€ por mês).

Segundo Daniel Mendes, a plataforma funciona como a Netflix: as aulas estão gravadas, separadas por categorias e por temporadas. A cada dois meses coloca novos desafios e novas aulas. Cada temporada tem uma coreografia nova de cada formato. Ou seja, de dois em dois meses terá acesso a três novas aulas.

Porquê uma temporada de dois em dois meses? Do ponto de vista metodológico do treino, cada coreografia e temporada requer um tempo de adaptação. “Cada temporada de três aulas oferece uma variedade enorme de estímulos novos que requerem algum tempo de adaptação”, explica Daniel. Portanto, desse ponto de vista metodológico do treino, faz sentido haver um período de dois meses em que o aluno vai fazendo as coreografias e assimilando o processo.

“Vejo muito o JRNY como um projeto multidimensional dentro da saúde e bem-estar”, diz o personal trainer. Mais tarde, Daniel quer criar um terceiro plano destinado a treinos durante a gravidez e pós-parto.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT