Pode até não acreditar, mas todos temos inseguranças — mesmo os famosos. Kate Moss, por exemplo, odeia as pernas arqueadas. Já a cantora Beyoncé e a atriz Kristen Stweart odeiam tanto o tamanho das orelhas que nem gostam de ser fotografadas de certos ângulos. Outro complexo que atinge tanto homens como mulheres é o chamado duplo queixo, ou papada.
A gordura indesejada que se acumula entre o queixo e o pescoço deixa muita gente enervada. Normalmente, surge após os 35 anos, altura em que a pele começa a ficar flácida devido ao envelhecimento. Contudo, pode aparecer em qualquer idade, causado, por exemplo, por um processo de emagrecimento ou até mesmo pela genética. Na verdade, até a postura pode contribuir para isto — pense duas vezes antes de passar horas a olhar para baixo para fazer scroll no telemóvel ou no tablet.
Um dos mais recentes truques partilhados nas redes sociais para acabar com este flagelo que envergonha milhares de portugueses na hora das selfies, é o mascar pastilhas elásticas. Segundo as clínicas Body Concept, ao fazê-lo de forma regular e controlada, os músculos faciais são exercitados. “A mastigação também estimula a circulação sanguínea, o que melhora a oxigenação e nutrição da pele.”
Rui Leitão, cirurgião plástico da Fisiogaspar, admite que existem artigos científicos que comprovam que a mastigação de pastilhas ajuda a melhorar os músculos da deglutição e outros problemas funcionais. Porém, para a flacidez, o especialista em cirurgia estética diz que não passa de “um mito urbano, sem qualquer substrato científico”. “Acaba por ser uma perda de tempo, porque os músculos que irá trabalhar ao fazer esse movimento estão acima da área a tratar”, refere.
Atualmente, existem vários tratamentos que resolvem a situação, de vez. Pode optar por procedimentos mais invasivos, ou não invasivos. “A lipoaspiração, os liftings e os lipo lasers, são tratamentos mais invasivos que ajudam a puxar as peles e, como atuam debaixo da derme podem estimular o colagénio e eliminar gordura”, explica o cirurgião.
“No caso das técnicas minimamente ou não invasivas podem optar por uma radiofrequência externa, feita com microagulhas que permitem que o calor chegue às profundidades da pele, o que vai acabar por ajudar na estimulação do colagénio. Já os lasers de Co₂ são feitos à superfície da pele e ajudam a causar retração, puxando os tecidos e melhorando o aspeto da papada.”
Exercício para acabar com este flagelo
Não podendo gastar centenas de euros em tratamentos, muitos portugueses rendem-se aos vários truques que ajudam a disfarçar ou a melhorar o aspeto do duplo queixo.
Exercício do beijo, já ouviu falar? “Este é um dos melhores exercícios para retirar o queixo duplo. Pode realizar o exercício sentado ou em pé”, diz à NiT o PT Tiago Silva. É tão básico quanto esticar os lábios o máximo possível, de forma a sentir os músculos do pescoço a apertar.
“Depois, incline a cabeça para a frente com o queixo em direção ao peito, mantendo os músculos tensos no pescoço. Atenção: faça este exercício sem dobrar as costas ou recuperar os ombros”, explica Tiago Silva.
Deve completar o movimento e voltar à posição inicial. A recomendação do especialista é realizá-lo diariamente, cerca de vinte vezes.
Há, pelo menos, mais quatro truques que pode aplicar facilmente para acabar de vez com o duplo queixo. Carregue na galeria para descobrir quais são.