Samuel Santos, mais conhecido por Samuel Massas, é um dos maiores fenómenos da Internet em Portugal. Tornou-se conhecido graças a uma expressão que muitos ainda repetem entre amigos: “30 caraalhooo”. Tinha apenas 17 anos, quando a exclamou apontado para o bíceps, num vídeo caseiro gravado entre amigos. Volvida mais de uma década, o músculo do braço ganhou ainda mais centímetros. Agora com 28 anos, Samuel sagrou-se vice-campeão no World Amateur Bodybuilding Association (WABBA) Portugal, na categoria Men’s Physique 0%. A competição realizou-se a 9 de outubro, na Maia.
“Éramos seis a competir e fiquei em segundo lugar contra atletas que já têm muitos anos de experiência e vários títulos. Foi a minha primeira competição. Fiz nove meses de preparação e mesmo assim fiquei em segundo lugar, como vice-campeão“, conta o fisiculturista à NiT.
A categoria Men’s Physique distingue os atletas com “a melhor condição física” geral. Destina-se a homens que praticam musculação e que se mantêm em forma, seguindo também uma alimentação saudável e equilibrada. A simetria e proporcionalidade entre os grupos musculares — o tronco em V, por exemplo, é um dos requisitos — é premiada. Destina-se a atletas com um físico atlético, mas harmonioso e devem ter presença em palco e uma personalidade cativante.
Os participantes tiveram de posar de maneira a mostrar o seu corpo trabalhado e a pouquíssima gordura corporal que têm. Samuel deve uma parte do seu sucesso a Rúben Garradas, o seu treinador — ou mestre, como lhe chama. Massas, como é conhecido, sempre foi apaixonado pelo fisioculturismo. Quando gravou o vídeo que publicou no YouTube estava apenas a começar, e tudo não passou de uma brincadeira com os amigos que estavam felizes pelos resultados que já tinham alcançado. O bícep com perímetro 30 centímetros tem agora 45. E o que não falta é orgulho na vitória. “Foi um sonho concretizado”, revela.
E não vai parar com as competições, tendo esperança de sair vitorioso de muitas outras. No dia 13 de novembro vai participar num outro concurso em Santarém, onde irá concorrer na mesma categoria, a Men’s Physique 0%. A “dieta rigorosa”, o “cardio todos os dias”, e as zero “falhas na alimentação” são para manter.
O treino e a alimentação do Massas
“O meu dia-a-dia é trabalhar e treinar. Cumpro um plano estabelecido pelo meu personal trainer Rúben Garradas”, contou à NiT em julho, quando começou a investir neste mundo do fitness de forma mais intensiva.
Os treinos estão divididos por diferentes blocos, de forma a exercitar uma parte do corpo em cada dia. “À segunda-feira treino peito; à terça, costas; o terceiro dia da semana é dedicado aos ombros; e a quinta-feira é para as pernas. No último dia de treino, normalmente faço peito e abdominais. Depois, acrescento sempre meia hora de cardio, antes ou depois de uma sessão.”
Samuel tem muito cuidado com a alimentação: faz seis refeições por dia e estas não variam muito. Alimenta-se à base de arroz, frango e legumes. Também inclui peixe e ovos, em menor quantidade. “Ao início custou-me muito. É lixado, não é qualquer um que faz o que eu faço. Não posso beber leite, comer pão, manteiga, sobremesas, refrigerantes. Posso fazer uma refeição livre por semana, mas raramente a faço porque depois os resultados demoram mais a chegar. Tenho de manter o foco.”
Samuel Massas esforça-se por cumprir o regime alimentar a 100 por cento. Até porque a última vez que se desleixou ganhou três quilos num dia. “Fui jantar fora e acabei por comer sozinho uma tábua de carnes destinada a quatro pessoas. Perdi o controlo.”
Carregue na galeria para ver a evolução de Samuel Massas, dos primeiros treinos até ao palco do concurso.