Ginásios e outdoor

Mexer as ancas: a nova moda do TikTok não ajuda a perder barriga, mas tem benefícios

Janny afirma nos seus vídeos que este exercício irá "reduzir o abdómen", mas é um mito que se consiga perder gordura localizada.
Movimento tem sido um sucesso.

O TikTok ganhou bastante destaque durante a pandemia de Covid-19 e tem sido uma rede social onde têm surgido muitas tendências, quer seja na cosmética, maquilhagem ou até no exercício físico. Vários desafios que correm a Internet e se tornaram virais foram lançados por tiktokers, alguns deles com centenas de milhões de seguidores. 

Quem por lá anda já deve ter passado por vídeos da Janny14906, a chinesa que ajuda mulheres a perderem barriga com cinco minutos de exercício diário. A rotina é muito simples e só envolve um movimento: mexer a zona pélvica para trás e para a frente. A influencer já tem mais de 4,5 milhões de seguidores e os seus vídeos são um verdadeiro sucesso na aplicação. 

Janny — a única informação disponível sobre a mulher — afirma que com apenas cinco minutos deste exercício todos os dias, irá ver resultados ao fim de um mês. Muitos comentários afirmam mesmo ter conseguido perder peso graças ao exercício milagroso. No entanto, o personal trainer André Santos pensa de maneira diferente.

“Apesar de nos exercitarmos e obtermos um gasto calórico, não é o suficiente para acontecer uma grande queima de gordura”, explica o PT do Elite Wellness by Santos. Para existir perda de gordura abdominal é necessário perder primeiro uma grande quantidade de gordura, de forma generalizada, e só depois é que começa a aparecer o tão desejado músculo abdominal. 

André afirma que estes movimentos “não trazem grandes benefícios a esse nível, no entanto, podem ajudar na melhoria da estabilidade pélvica, promovendo uma ativação do glúteo, reto abdominal e isquiotibiais quando colocamos a anca para a frente. Já quando fazemos o movimento contrário ativamos os músculos eretores da coluna e o multifído.”

Porém, também ter algumas consequências negativas. “Este movimento pode aumentar as dores lombares devido às constantes hiperlordoses ou ainda um desgaste dos discos. Podem  até trazer mais malefícios do que benefícios, dependendo de como são feitos os movimentos e da intensidade com que se realizam”, explica.

@janny14906

Lost 13 pounds#exercise #workout #janny14906

♬ 原聲 – user1468626853971

Existem muitas investigações em quase todas as áreas da atividade física e vários métodos comprovados que ajudam nos processos de perda de peso, ainda assim, neste caso, “não há qualquer evidência científica que nos fale sobre o sucesso destes exercícios na perda de gordura abdominal. É completamente um mito”, conclui.

Janny afirma nos seus vídeos que este exercício irá “reduzir o abdómen”, mas é um mito que se consiga perder gordura localizada. Muita gente pensa que consegue perder perímetro abdominal apenas com recurso a treinos de músculos localizados. Para perder gordura abdominal, os especialistas concordam que é necessário existir um défice calórico que resultará na perda de gordura em todo o corpo. 

Apesar de encorajar as pessoas a exercitarem-se mais seja uma coisa positiva, a ascensão de Janny à fama do TikTok pode trazer alguns problemas, nomeadamente o impacto que estes vídeos podem ter na saúde mental de quem os consome. 

Carregue na galeria para descobrir sete dicas para conseguir reduzir aquela gordura na barriga que teima em não desaparecer. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT