Diogo Mateus tem 35 anos e dedica-se ao triatlo de longa distância. Em novembro de 2023, criou o Projeto Vencer, onde lança desafios para motivar outros a serem mais saudáveis e ativos: o próximo decorre já entre 21 de março a 19 de abril, onde terá de percorrer a maior distância que conseguir em três modalidades (ciclismo, natação ou corrida).
Tudo começou em setembro de 2022 quando decidiu começar a treinar para o Iron Man, uma das provas mais difíceis do mundo que consiste em nadar 3,8 quilómetros, pedalar 180, e correr uma maratona — “é a maior distância que existe numa prova de triatlo em Portugal”. Nessa altura falou com Miguel Carneiro, seu amigo desde o secundário. Atualmente é o seu treinador e o único português que completou em 2019, em quase 12 dias, no México, o Deca Ultra Triatlo. Uma prova que não existe no nosso País, que implica fazer 38 quilómetros a nadar, 1800 a pedalar e 422 a correr.
O antigo personal trainer queria fazer realizar a prova em nove meses. “Achava que era impossível, mas os meus filhos foram a minha maior motivação. Tenho dois filhos de 3 e 5 anos e queria ter uma história para lhes contar mais tarde e mostrar que independentemente de sermos o primeiro ou o último da corrida, o importante é terminar e mostrar persistência, resiliência e nunca desistir”, explica à NiT.
A 10 de junho de 2023, realizou a prova em Coimbra e terminou-a em 14h35m12s. O próximo passo é concluir o Duplo Ultra Triatlo Contínuo a 27 de junho deste ano, o dobro da distância do Homem de Ferro (ou seja, 7,6 quilómetros a nadar, 360 a pedalar e duas maratonas). “Esta distância também não existe em Portugal, mas eu e o Miguel queremos ser os primeiros a fazê-la de forma não oficial”, conta.
Após esta “prova de superação”, em novembro do ano passado, criou o Projeto Vencer onde acompanha gratuitamente (via WhatsApp) todos os que se querem por à prova. Diogo percebeu que, além da importância do exercício físico, a saúde mental também é fundamental. “O objetivo é aliar o corpo e a mente. Eu e a minha equipa inspiramos e influenciamos as pessoas a tornarem-se mais ativas e saudáveis”, afirma.
As aulas com personal trainers, massoterapeutas, osteopatas, nutricionistas e psicólogas decorrem online, via Zoom. Entre as várias sessões, poderá trabalhar o core, a mobilidade e a reabilitação de lesões (por exemplo, dores na coluna). Se precisa de relaxar, melhorar a qualidade do sono ou até mesmo aprender a lidar com a ansiedade, ou a alimentar-se melhor, o grupo de profissionais que trabalha com Diogo também o pode ajudar nesse sentido.
As aulas são dadas em direto, sendo posteriormente disponibilizadas no YouTube para quem não teve oportunidade de assistir. O grupo funciona como um “espaço de partilha”, onde os participantes podem mostrar os seus treinos e experiências, tirar dúvidas e responder aos desafios lançados por Diogo.
Se está disposto a por-se à prova e percorrer a maior distância que conseguir a nadar, pedalar e correr, basta enviar uma mensagem (para o número de telemóvel 965222067) indicando o desafio em que pretende participar. Poderá escolher apenas um, dois ou os três. “O objetivo máximo é conseguir, em 30 dias, percorrer a distância do Deca Ultra Triatlo, realizado por Miguel Carneiro”, adianta. “Não há prémios, os troféus são as vitórias individuais, de cada um — quanto mais quilómetros percorrer, maior a superação.”
O desafio é controlado a partir da aplicação Strava, que mede o tempo e a distância percorrida. Assim, Diogo consegue ter acesso ao ranking de cada participante.