Ginásios e outdoor

Nunca coloque estes produtos na pele depois do treino

A base e os cremes para borbulhas e pontos negros são alguns dos nomes da lista negra. Mas há mais. A NiT falou com a médica Ana Pinto para perceber por que são perigosos.

Sabe qual é a melhor parte de ir ao ginásio? Para uns serão as máquinas e a competição para ver quem consegue levantar mais ferro (com alguns gritos estranhos à mistura). Para outros, o que sabe mesmo bem é o que acontece depois do treino: um duche quente, a descontração e a forma como cuidamos da pele. Para as mulheres, sobretudo, é uma rotina relaxante. Mas atenção: há certos produtos que nunca devem ser colocados na pele depois do treino.

Depois do gel de duche, do champô e de outros mil produtos para o cabelo, chega finalmente o momento de cuidar da pele, que está mais sensível e reativa do que o normal. Segundo a médica Ana Pinto, autora do blogue “Style 2 Beauty“, pode estar a cometer erros que causam a irritação da pele, do couro cabeludo e até cancro da mama.

Para a ajudar, a NiT fez uma lista negra dos produtos para a pele. Tome nota.

Base

Normalmente, no pós-treino a pele fica mais desidratada. Ou seja, vai absorver rapidamente os produtos aplicados. De acordo com Ana Pinto, “a parte líquida vai ser assimilada instantaneamente, os pigmentos da base serão visíveis e podem obstruir os poros com maior facilidade”. Dica: antes de aplicar base, hidrate muito bem a pele para evitar danos. No entanto, a médica aconselha a aplicar base uma hora depois.

Tónicos adstringentes (para peles mistas e oleosas)

“Este tipo de tónicos para além de, por vezes, terem muito álcool na sua composição, vão irritar ainda mais a pele”, explica à NiT. Se não quer arriscar, o melhor é aplicar a base três horas depois do treino.

Cremes para tratamento de borbulhas e pontos negros

Se quer que o tratamento resulte, certifique-se de que não coloca os cremes depois de fazer exercício, visto que “estes tratamentos são muito agressivos e irritantes para o tecido cutâneo”, conta Ana Pinto. Nos dias em que vai ao ginásio, opte por fazer o tratamento à noite.

Antitranspirante

Segundo a médica, no fim do treino sofremos vasodilatação e a pele absorve tudo com mais facilidade, até os químicos menos aconselhados, como os sais de alumínio. “Aliás, há estudos que falam da possibilidade destes sais causarem cancro da mama”, acrescenta.

Laca

Não é só o rosto que sofre, é importante ter igual cuidado com o couro cabeludo. “Devido à vasodilatação geral que ocorre em todo o corpo, este produto pode causar irritações”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT