Ginásios e outdoor

Não se atrase. A Corrida Mais Bela do Mundo está de volta — e as inscrições vão esgotar

Pode começar já a treinar para a prova de 21 quilómetros. O percurso é feito ao longo rio Douro, em Peso da Régua.

A 28 de maio vai poder correr numa das mais impressionantes provas nacionais de atletismo. O Douro volta a ser o cenário de mais uma edição EDP Meia Maratona Douro Vinhateiro, descrita como “a mais bela corrida do mundo”.

A região que foi reconhecida pela UNESCO como Património da Humanidade em 2001, mais precisamente os chamados “jardins suspensos” que rodeiam Peso da Régua serão o pano de fundo da prova. A designação refere-se aos gigantescos socalcos esculpidos no xisto das montanhas durienses, pintadas de verde e castanho ao longo das encostas íngremes, repletas de vinhas, quintas e pequenas povoações.

A prova principal, com 21 quilómetros, tem partida marcada para as 9 horas na Avenida do Douro, indo em direção ao tabuleiro da Ponte Pedonal de Peso da Régua. Depois, os participantes seguem junto à margem do rio, pela Nacional 22, até encontrarem o ponto de retorno, onde dão a volta e regressam pelo mesmo percurso.

Para quem preferir, há duas mini-maratonas. Uma cronometrada e outra sem qualquer espírito competitivo. Ambas têm apenas cinco quilómetros.

As inscrições estão abertas até 25 de maio e podem ser feitas online, em nome individual ou em representação de clubes, associações ou empresas. A meia maratona custa 30€ (preço válido até final de abril) e as mini-maratonas ficam a 10€ cada. O valor inclui uma T-shirt da prova e abastecimentos isotónicos (na distância mais longa).

A propósito do facto de o Douro ter sido distinguido como Cidade Europeia do Vinho 2023 (no âmbito de uma candidatura conjunta que inclui vários concelhos da região, incluindo Peso da Régua), todos os atletas que corram os 21 quilómetros recebem duas garrafas de vinho: uma de tinto do Douro e outra de vinho do Porto.

A EDP Meia Maratona Douro Vinhateiro tem um limite de 20 mil participantes, pelo que as inscrições serão encerradas assim que este número for atingido.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT