Aos 22 anos, Neemias Queta está à beira de fazer história. É na madrugada desta quinta para sexta-feira, 30 de julho, que vamos saber se a NBAvai receber pela primeira vez um basquetebolista português.
Os especialistas têm apontado Neemias como uma escolha provável na segunda ronda do draft, o evento anual da NBA onde as equipas escolhem e negoceiam os novos talentos, apostando em futuras estrelas da humanidade.
Em Portugal, a plataforma Hoopers há muito que alargou o seu mundo digital e tem andado a recuperar campos pelo país, juntando muitas vezes música, desporto e arte urbana. São estas duas últimas que estão em destaque, num mural enorme em homenagem ao atleta, precisamente onde este cresceu.
O mural está localizado junto à Escola Secundária da Baixa da Banheira, no Vale da Amoreira, no Concelho da Moita. Foi uma intervenção artística que ficou a cargo do artista local Pedro Pinhal, após a Hoopers ter lançado um desafio à Câmara Municipal da Moita.
O mural foi inaugurado oficialmente na segunda-feira, 26 de julho, e como parte da homenagem será transmitido em direto pela madrugada fora o processo de draft que poderá marcar a nova etapa do sonho para Neemias Queta — e um momento histórico para o basquetebol nacional.