Ginásios e outdoor

Nesta íngreme corrida na ilha do Pico, o prémio são as vistas únicas da paisagem

O Vila Baleeira Trail Run está marcado para 13 de abril e conta com uma prova de sprint de 20 quilómetros.
Uma prova com uma paisagem memorável.

É a casa do ponto mais alto de Portugal e detentora de algumas das paisagens mais bonitas e selvagens do País. Tudo isto é digno de registo — e de visita —, mas para quem faz da corrida uma paixão, este trail pode ser uma oportunidade única. 

Falamos da terceira edição do Vila Baleeira Trail Run, uma competição repleta de subidas e descidas na ilha do Pico, nos Açores. A corrida acontece a 13 de abril com uma prova de sprint de 20 quilómetros, num percurso com um desnível positivo de 1050 metros e uma caminhada de 10 quilómetros, com um desnível mais ligeiro, de apenas 200 metros.

A prova passa pela subida ao Cabeço do Geral, a Arriba Fóssil das Lages, a Vigia da Queimada, o Portal da Ribeira, o Touril, a Terra da Madeira e o Elevador. Este último é um dos pontos mais memoráveis, mas não pelas melhores razões — consiste numa subida com uma pendente extremamente elevada. 

Trata-se de um evento integrado na rede regional de trilhos e que, por isso mesmo, também serve de promotor da preservação do património natural e cultural, e “permitem identificar, recuperar e manter percursos antigos como incentivo para que se preserve a memória individual e coletiva”, reforça Pedro Silva, da organização, em entrevista ao “Público”.

O ponto de partida e chegada é na vila das Lajes do Pico, permitindo que a competição se desenrole por toda a encosta circundante, tendo como ponto de referência visual, a emblemática montanha do Pico. 

Existe a possibilidade de alojamento gratuito — Solo Duro — entre 12 e 14 de abril, mas é necessário trazer saco cama, para atletas que sejam de fora da ilha.

As inscrições podem ser feitas online, embora haja um limite de 200 participantes. Os valores são 5€ por pessoa para a prova mais longa ou 1€ para a mais curta. Ambas terão início às 10 horas. 

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT