Ginásios e outdoor

Neste festival de percursos pedestres pode conhecer o lado secreto do Douro

O programa de trilhos pela natureza inclui três percursos guiados e almoços típicos da região.
Será um fim-de-semana preenchido.

Pode achar que já sabe tudo sobre o Douro, mas em 99 por cento dos casos, isso talvez não seja totalmente verdade. O tira teimas pode ser feito na terceira edição do Festival de Percursos Pedestres de Alijó, que está de regresso nos dias 4 e 5 de maio.

O objetivo do evento passa por promover a rede municipal de trilhos que se estende ao longo de mais de 200 quilómetros, interligando todas as freguesias e locais de interesse turístico, paisagísticos e cultural do concelho. Durante o fim de semana será possível participar em três trilhos acompanhados por guias profissionais, saborear a gastronomia local, conhecer o património edificado e, claro, aproveitar as paisagens incríveis. O Trilho de Sanfins do Douro ‒ Moinho do Servo Sebastião Maria (PR12 ALJ) marca o arranque do festival na manhã de sábado.

A pequena rota é um percurso circular com início e fim junto à Igreja Paroquial de Sanfins do Douro, seguindo em direção à Barragem de Vila Chã, às ruínas do Moinho do Servo Sebastião Maria e a um conjunto de moinhos de água da ribeira da Chã.

Já no domingo pode aventurar-se no Trilho de Alijó ‒ Castedo (PR16) e no Trilho de Castedo ‒ Cotas (PR17), com cerca de 12,5 quilómetros. A igreja matriz do século XVIII, os Paços do Concelho, o Pelourinho e a capela do Senhor do Andor são alguns dos locais por onde vai passar. Outro dos destaques é o Miradouro de Santa Marinha, que oferece uma vista deslumbrante sobre o rio Douro. O festival termina com um almoço e um apontamento musical.

A participação inclui almoço-convívio com especialidades regionais (arroz de feijão com patanisca, por exemplo), além de uma T-shirt do evento, cantil, reforço alimentar ao longo do percurso e seguro contra acidentes pessoais. A inscrição pode ser feita online até 2 de maio e custa 10€ (1 dia) ou 15€ (dois dias.

Com o Festival de Percursos Pedestres, o município de Alijó pretende fazer “uma forte aposta” na “valorização de um dos produtos turísticos mais procurados pelos amantes da natureza, da paisagem e do património”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT