Basta pesquisar no Google “melhor spa do mundo” para dar de caras com o Ananda, eleito em 2020 pela Condé Nast Traveler.. Situado nos Himalaias, na Índia, usufrui ao máximo da localização, mas não só. O edifício garante os níveis de exigência daquele que se vangloria de ser o spa número um do planeta. Não admira que já tenha acolhido celebridades como Oprah Winfrey, rei Carlos e Uma Thurman.
Tudo acontece naquele que era o antigo palácio de estado do Maharajah Tehri-Garhwal, também conhecido por Palácio do Viceregal, localizado na cidade de Narendra Nagar. A propriedade tem cerca de 40 hectares rodeados pelas florestas Sal e com vista para a cidade espiritual de Rishikesh e para o vale do rio Ganges. Mas não se preocupe, tudo isto significa apenas uma viagem de 40 minutos do Aeroporto de Dehradun que, por sua vez, se encontra conectada por vários voos de 45 minutos do Aeroporto Internacional de Deli.
“Quando me deparei com o edifício, com aquela vista, sabia que teria de ser este o local. O ioga e a Ayurveda são originais dos Himalaias, e com toda a inspiração das práticas ancestrais espirituais da região, nasceu o Ananda. Em conjunto com a minha mulher Neelam, estudámos as ciências e técnicas da Índia antiga e construímos assim os pilares deste espaço”, afirma o fundador Ashok Khanna, no próprio site. Se a ideia do espaço ainda não é clara o suficiente, basta pensar num cenário possível para uma nova temporada de “White Lotus”.
Portanto, o spa assenta em cinco elementos fundamentais. Começa pela Ayurveda e o bem-estar holístico. A primeira entende-se por um sistema de medicina alternativa, desenvolvido no país e que se baseia em técnicas e conhecimentos pseudocientíficos que datam de há cinco mil anos. Enfatiza a necessidade de revitalizar o corpo e a mente através de massagens e terapias desintoxicantes com o apoio de suplementos herbais e rituais.
A cozinha saudável é também um elemento essencial no Ananda. Sob o mote de que “nós somos o que comemos”, os menus são personalizados para cada cliente, baseados nas suas necessidades e regimes alimentares. Incorpora ingredientes frescos, locais e sazonais.

Como não poderia deixar de ser, o ioga e a meditação fazem parte do pacote. Combinam-se os métodos asana, paranayama, mudra, bandha, shaktarma e meditação — todos eles “o caminho para um nível elevado de consciencialização”.
A terapia emocional é o percurso indicado para um “eu” equilibrado, garante o spa. A cura e libertação de bloqueios sentimentais são um processo crítico para aceitar as circunstâncias que nos moldaram. Assim, a psicologia espiritual do Ananda é utilizada para ajudar cada um a melhor compreender a sua pessoa e identidade. Recorrendo a estratégias de hipnose, regressão, “inner child healing” e terapias de energia, o grupo tem em vista libertar a tensão e os traumas de cada participante.
Finalmente, a consciência espiritual é outro dos fatores que caracterizam a marca. É, no fundo, o culminar de todos os outros elementos que, idealmente, deverão levar cada um ao desejo de transformar uma vida material e superficial numa outra, muito mais autêntica. Mas para que se atinja este objetivo, o spa leva o assunto a sério. De acordo com os programas escolhidos, os membros vão sendo acompanhados por vários especialistas — fisioterapeutas, massagistas, nutricionistas, médicos, entre outros — que oferecem recomendações personalizadas, sempre em torno do dosha — que, por sua vez, determina o vata, pitta e kapha, ou seja, o ar, a água e a terra.
As atividades são inúmeras. Desde a piscina exterior, aos restaurantes, passando pelos serviços de spa e até passeios temáticos, para dar conta de todos eles, os quartos e suites disponíveis são de excelência. O luxo minimalista, com uma decoração dos anos 70, garante que ninguém quer sair do Ananda. Há 70 quartos disponíveis, cada um com varandas privadas e paisagens deslumbrantes do rio e do Palácio.
Porém, se quiser elevar a experiência a outro patamar, pode sempre optar por uma das várias suites, com áreas privativas e um toque requintado em todos os cantos. Ainda assim, é nas vilas que irá encontrar a sofisticação máxima. Há espaço para uma sala de estar, um quarto para o mordomo pessoal, um vestuário, e a melhor parte — uma enorme casa de banho com uma sauna privada e uma vista para a piscina, também ela exclusiva aos hóspedes do alojamento.
Destaca-se ainda a sauna de infravermelhos, a mais recente adição ao spa. À medida que o calor dos infravermelhos faz subir a temperatura corporal central, aumenta com ela a circulação. Ao mesmo tempo, a parede de tijolos salgados que isola o espaço facilita a desintoxicação através da transpiração.
As reservas podem ser feitas online, onde poderá escolher o tipo de tratamentos e programas que mais lhe convêm. As noites a ficar dependem das opções escolhidas, podendo variar entre as cinco, no mínimo, e as 45 no máximo, para os fiéis.
Fazendo uma simulação de uma estadia de sete noites, no programa de Detox e Limpeza, de 21 a 28 de abril, os preços rondam os 1074€ e os 1594€ por noite. Se estiver fora do budget esperado, nós avisámos que se tratava do melhor centro de wellness do mundo.
Carregue na galeria para se render ao espaço.