A Maratona de Nova Iorque bateu, no passado domingo, 3 de novembro, o recorde da maior maratona do mundo. A corrida arrancou com 56.012 participantes oriundos de 37 países, sendo que 55.646 cortaram a linha da meta no Central Park. Ou seja, a prova registou a impressionante percentagem de conclusão de 99,3 por cento.
O recorde anterior pertencia à Maratona de Berlim e foi registado em setembro, com 54.280 atletas a completarem a prova.
Segundo os dados revelados pela organização New York Road Runners, a corrida deste ano, que passou por cinco distritos da cidade, incluiu o maior número de finalistas mulheres de sempre, 24.731, bem como 120 finalistas não binários.
O vencedor masculino foi o holandês Abdi Nageeye com um tempo de duas horas, sete minutos e 39 segundos, enquanto Sheila Chepkirui subiu ao pódio feminino ao ter completado a prova em duas horas, 2 minutos e 35 segundos.
Garth Barfoot, de 88 anos e natural da Nova Zelândia, foi o atleta mais velho a terminar a corrida: demorou 11 horas, 23 minutos e 49 segundos. A mulher mais velha a cortar a meta foi a norte-americana Judith Sorn, de 82 anos, tendo concluído a prova em oito horas, 39 minutos e 39 segundos.
Entre a lista de celebridades que participaram na prova estão nomes como os atores Claire Holt, Jennifer Connelly e Randall Park, o apresentador da MTV Nev Schulman e o cantor colombiano Sebastián Yatra.
View this post on Instagram