Ginásios e outdoor

Novas sapatilhas da adidas que ajudaram Tigist Assefa a quebrar recordes custam 500€

É a proposta de corrida mais cara de sempre da marca germânica. Apesar do preço, esgotaram rapidamente.
Quebrou recordes.

Um par de sapatilhas pode ajudar a alcançar resultados incríveis. A afirmação não se trata de uma metáfora ao melhor estilo “pensamento positivo” para descrever um estado de espírito propício a recordes — e existem vários modelos que o comprovam. O caso mais recente aconteceu no passado domingo, 24 de setembro, em Berlim. A etíope Tigist Assefa concluiu a maratona de Berlin em duas horas, 11 minutos e 53 segundos — retirou dois minutos ao recorde estabelecido até então.

A atleta de 26 anos usava um par de sapatilhas adidas, o modelo Adizero Adios Pro Evo 1. Não são a proposta ideal para os corredores que o fazem por lazer ou só para se manterem em forma. Porquê? Tem um custo de 500€.

Apesar do preço — são a opção mais cara de sempre da marca — não vão durar imenso tempo, devido aos seus atributos, especialmente a parte de baixo. A sola é uma lâmina de carbono — muito lisa e fina — que mantém a tração e que se desgasta a cada passada. Foram criadas para aumentar o impulso a cada toque do calcanhar no piso, o que ajuda a manter o ritmo da corrida.

Pesam apenas 138 gramas, sendo as sapatilhas mais leves de sempre da etiqueta. Em comparação, as Adios Pro 3 pesavam 208 gramas. A parte de cima translúcida é outro detalhe que ajuda a reduzir o seu peso total. “Ainda há o suporte estrutural, bem como a espuma usada na gola e à volta do calcanhar para o prender”, explicou Moritz Hoellmueller, vice-presidente de design da adidas, à revista “Runner’s World”.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por adidas Running (@adidasrunning)

Ajudaram Tigist Assefa a quebrar recordes, mas a performance da atleta está gerar controvérsia entre os puristas da modalidade: muitos acusam-na de recorrer ao chamado “doping tecnológico”, alegando que só alcançou aquele resultado graças a um elemento externo (as sapatilhas).

“Uma forma de grandeza é o estabelecimento de recordes e isso está a ser desvalorizado. A tecnologia das sapatilhas devia ter sido melhor regulada e devia-se reconhecer formalmente uma nova era”, considera Tim Hutching ao “The Telegraph”. O atleta defende também que os preços destes novos modelos se estão a “tornar ridículos”. Isso não impediu, contudo, que as Adizero Adios Pro Evo 1 esgotassem poucas horas após terem sido disponibilizadas.

Carregue na galeria e descubra a seleção da NiT de sapatilhas bem mais acessíveis para quem adora este tipo provas (que também podem ser usadas no dia a dia).

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT