A prática de Pilates tem-se afirmado como uma tendência em crescimento, e os fundadores da cadeia Prescription têm aproveitado a oportunidade para abrir novos espaços na capital.
Desde a abertura do primeiro estúdio em 2023, já inauguraram três locais dedicados exclusivamente a esta modalidade. Vanessa Motte, com uma vasta experiência no setor do marketing que a levou a algumas das principais cidades do mundo, estabeleceu-se no Reino Unido entre 2011 e 2018 — e foi lá que se apaixonou pelo Pilates Reformer.
Quando se mudou para Portugal, em 2019, não deixou a prática de lado e continuou a frequentar aulas regularmente até decidir investir num negócio próprio. A empreendedora escolheu a versão menos convencional e mais exigente da modalidade, a sua favorita. “Os treinos são de alta intensidade e baixo impacto, trabalhando todo o corpo. A ideia é utilizar as máquinas que nos permitem ir mais longe. Os sócios podem fortalecer e treinar ainda mais os seus músculos”, explica a francesa de 39 anos à NiT.
A primeira abertura em Lisboa foi um sucesso, especialmente porque existiam poucos locais para praticar esta variante mais enérgica. “Sempre sonhei abrir o meu próprio espaço. Após a inauguração em São Bento, percebi que a adesão era significativa e decidi estender a oferta a mais localizações.”
O novo estúdio da marca abre portas a 15 de janeiro, em Alcântara, com aulas exclusivas. O nome, “Prescription”, que significa receita médica em português, remete para as origens da modalidade, quando era “prescrita para os lesionados das batalhas da Primeira Guerra Mundial e para os atletas”.
A fundadora escolheu apostar num “bom bairro”, onde já morou e conhecia bem. “Sempre gostei daquela zona, e o elevado número de escritórios nas proximidades torna-a ainda mais apelativa. Acredito que, dentro de alguns anos, se tornará uma localização premium”, salienta.
A expansão do conceito preserva a identidade e estética dos restantes estúdios. “O de São Bento é mais acolhedor, o de Saldanha é de estilo industrial, e o de Alcântara tem uma decoração mais moderna. Recorrem às mesmas cores neutras e materiais para criar uma ligação entre eles.”
Com 160 metros quadrados em open space, este é o maior Prescription de Lisboa. Para facilitar a correção das posturas durante a execução dos movimentos, foram instalados vários espelhos nas paredes. As aulas começam sempre com alguns minutos intensos de cardio, seguidos de exercícios que incluem pesos e outros acessórios.
As sessões em grupo contam com um máximo de oito participantes, com preços que variam entre os 21€ e os 30€, consoante os pacotes. O agendamento é realizado online. Vanessa planeia continuar a expandir a marca em Portugal, revelando que o Porto é uma das próximas cidades-alvo. “Pretendo chegar a mais pessoas, mas não quero transformar a Prescription numa marca demasiado grande e sem controlo.”
Carregue na galeria para ver algumas imagens do novo estúdio de Pilates em Alcântara.