Ginásios e outdoor

O novo estúdio do Porto é tão exclusivo que nem parece um ginásio

O One2One foi alargado por causa da pandemia e aposta em serviços premium.
Fotografia: Tânia Teixeira

Ao longo o último ano, quase todas as pessoas ganharam algum peso por causa dos confinamentos. Se uns ganharam coragem e força de vontade para mudar de vida, passar a ter mais cuidado com a alimentação e adotar uma rotina de treino mesmo em casa, outros dedicaram-se mais à culinária e a impossibilidade de sair de casa acabou por deixar marcas na balança e na roupa.

Isto quer dizer que há também mais pessoas interessadas em mudar o seu aspeto físico, investir nessa parte e ir ao ginásio. Não é uma preocupação nova, principalmente nesta época que antecede o verão e as idas à praia. Ainda assim, é motivo suficiente para alguns ginásios verem aumentar a sua procura, em especial desde 5 de abril, quando voltaram a abrir.

Foi mais ou menos o que se passou com o One2One, o novo estúdio privado do Porto. Bem, não é totalmente novo, mas alargou o seu espaço e tem agora 500 metros quadrados de muito glamour.

O dono do espaço é Filipe Lopes, de 33 anos, personal trainer há cerca de dez anos. Depois de trabalhar quase oito anos numa grande cadeia de ginásios a nível nacional, decidiu criar o seu próprio estúdio, em dezembro de 2017.

Situado na Rua da Alegria, no Porto, fica numa zona de lojas e começou por ter apenas 200 metros quadrados. Dois anos depois alargou a área e agora, o início de 2021, em plena pandemia, voltou a aumentar o espaço e até a equipa passou a ter 13 elementos para oferecer um melhor serviço e maior segurança aos clientes.

“O principal foco é o treino personalizado, é a minha paixão e aquilo que me motiva”, conta à NiT Filipe Lopes, acrescentando: “Percebi que havia uma lacuna muito grande a nível das condições de trabalho e de maquinaria, por isso decidi criar um espaço premium, com design de vanguarda”.

Esse é mesmo um dos pontos que mais salta à vista logo à entrada. O espaço parece mesmo um clube, com luzes néon e espelhos, mas com muito glamour e onde, como o proprietário pretendia, “apetece tirar uma selfie”.

O feedback dos clientes tem sido positivo e se depois do primeiro confinamento, em 2020, “a procura foi muito grande”, Filipe espera que o mesmo venha a acontecer novamente agora. Uma das coisas que mais tem atraído novos clientes, além da exclusividade e de toda a segurança e higiene implementadas, é mesmo a parte dos resultados.

As redes sociais do estúdio têm frequentemente histórias de quem perdeu peso rapidamente e fotografias que comprovam a evolução. Não admira por isso que tenham clientes tão conhecidos — e que acabam por também ajudar à divulgação — como a apresentadora Sónia Araújo, o maestro Rui Massena ou os humoristas Hugo Sousa e Fernando Rocha.

Aqui, cada um faz o investimento conforme os seus objetivos, o tempo que tem disponível e o dinheiro que quer gastar. Uma sessão unitária pode custar 40€ mas quanto mais vezes por semana treinar, mais baixo será o valor por sessão.

Afinal, como é que tudo isto se processa? Para começar, é feita uma avaliação total de cada pessoa para perceber não só os seus objetivos como o seu historial de treino e de saúde.

“Temos uma máquina única em Portugal onde conseguimos fazer um avatar completo da pessoa e perceber vários dados como a gordura visceral, a massa gorda, a postura ou até descompensações musculares que a pessoa possa ter”, diz o PT.

No One2One todos os treinos são individuais, personalizados à medida de cada um e só nos treinos online, para fazer em casa, é que há a possibilidade de treinar em grupo, ainda que à distância. No espaço, não há ninguém que treine sem a companhia e orientação de um profissional, naquela que é também uma das estratégias deste clube, fazer com que todos se sintam bem, em segurança e como em família.

No fundo, este é, nas palavras do seu fundador, “o espaço de treino personalizado mais exclusivo do País”.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua da Alegria, 1960
    4200-024 Porto

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT