Ginásios e outdoor

O acessório improvável da Amazon para ficar em forma é um sucesso

É algo que já fez parte da sua vida e que agora surge numa versão mais moderna. Custa menos de 20€.
É inesperado.

Uma das coisas que aprendemos em 2020 é que é possível ficar em forma em qualquer lado — até mesmo em casa. Para isso, é necessária apenas motivação e uma boa dose de criatividade. Mesmo com pouco espaço, há sempre exercícios nos quais podemos apostar.

Uma das atividades que se tornaram populares no último ano é saltar à corda e motivos não faltam para isso. Queima calorias, combina trabalho muscular e cardio — e ainda é divertido. Há vários gurus do fitness que apostam neste acessório de treino, como é o caso de Krissy Cela, que tem mais de 2,2 milhões de seguidores no Instagram.

Com o desconfinamento, já é possível praticar este exercício ao ar livre. Contudo, também pode fazê-lo em casa — e a falta de espaço não é desculpa. É que existe uma corda de saltar sem fios à venda na Amazon espanhola que está a fazer imenso sucesso. Sim, leu bem: sem fios, sendo que o movimento é exatamente o mesmo.

Além do facto de poder saltar sem medo de deitar alguma coisa ao chão, há outras características que tornam esta corda especial: o acessório traz fio, para que possa ser usado da forma tradicional; e é digital.

É assim.

Como é ajustável (o cabo tem três metros), pode ser usado por adultos e crianças. Sobressai também por ter um visor onde é possível ver a quantidade de saltos realizados e calorias queimadas em cada sessão. Para isso, só tem de introduzir alguns dados pessoais, como o peso.

A zona onde vai pegar é antiderrapante e de rotação rápida. A versão sem fios inclui “umas esferas de alta qualidade com as quais a corda gira mais rapidamente” comparativamente com outras cordas de saltar, pode ler-se na descrição.

A corda inteligente da RUNACC até inclui despertador para que não se esqueça dos treinos. A melhor parte é que é super compacta, pelo que pode facilmente levá-la para qualquer lado. O super acessório está disponível na Amazon em preto e azul e pode ser enviado para Portugal. Custa 16,99€ e tem dezenas de avaliações de cinco estrelas.

Com e sem fios.

Quantas calorias se pode queimar a saltar à corda?

Há quem ache que saltar à corda é apenas uma brincadeira, no entanto, trata-se de uma atividade capaz de queimar centenas de calorias. Prepare-se para ficar surpreendido: para ter noção, 15 minutos deste movimento equivale a 30 minutos de corrida. Nesse tempo consegue queimar 300 calorias. Vamos resumir: 300 calorias em 15 minutos.

“Ajuda a aumentar a resistência e a fortalecer o coração, tonifica o corpo, melhora o equilíbrio, corrige a postura, desenvolve a coordenação neuromuscular e, uma boa notícia para o sexo feminino, ajuda a combater a celulite”, diz à NiT o PT Tiago Silva, o criador do grupo “No Limit Runners“.

Antes de passar para o movimento de saltar, garanta que alinha o pescoço, a cabeça e a coluna vertebral. Deve manter a barriga encolhida (ligeira contração dos abdominais), os ombros baixos, os cotovelos junto do corpo e os antebraços quase a 90 graus em relação aos braços.

Depois de tudo isto, lembre-se de ter as mãos à frente da bacia e uma ligeira flexibilidade ao nível dos joelhos. Muito importante: salte sempre sobre a ponta dos dedos dos pés. Além da postura, deve ter espaço suficiente para evitar riscos de lesão. No caso das mulheres, é essencial ter um bom soutien de desporto. Não se esqueça de calçar umas sapatilhas confortáveis e hidratar-se constantemente.

É ainda fundamental que ajuste corretamente a corda. É simples: mete um pé a meio da corda e levanta os punhos para cima ao longo do corpo. Para um iniciante, os punhos devem chegar ao nível do ombro. Se assim não for significa que a corda é curta.

Se tiver problemas de ancas, joelhos e costas ou problemas nas articulações, deve consultar um médico antes de fazer quaisquer movimentos deste género.

Só precisa de 15 minutos e 3 exercícios para queimar 300 calorias

Deve começar com o passo de relaxamento, que é a forma mais simples de saltar. É um dos exercícios menos envolventes para a corda de saltar. Porém, para os iniciantes, é essencial para ganhar ritmo. Os mais experientes podem utilizá-lo como aquecimento ou forma de recuperação entre os dois próximos exercícios. Durante este movimento, inspire durante a fase de chamada e expire durante o salto. Faça 30 segundos de saltos e outros 30 de descanso.

“O segundo exercício é o full twister. Neste caso, faz o salto com os pés juntos mas gira a bacia para a direita sem mexer a parte superior do corpo e, de seguida, acaba o salto em pontas dos pés com os joelhos ligeiramente fletidos. Depois, recomeça para o outro lado, rodando a bacia para a esquerda e assim consecutivamente”, explica à NiT. A respiração é igual ao exercício anterior, bem como a duração.

O último exercício é em passo de corrida. Este é o movimento que traz mais gasto energético e maior trabalho cardiovascular. O método é simples: enquanto salta, deve elevar os joelhos (um em cada salto) até à cintura. Mais uma vez, repete-se a respiração e os exercícios.

Deve repetir este circuito cinco vezes. Desta forma, irá fazer, então, os tais 15 minutos a saltar à corda por sessão. A sugestão de Tiago Silva é realizar este treino três vezes por semana, de preferência pela manhã. Pode conjugá-lo com uma atividade de reforço muscular para otimizar os resultados, como musculação do ginásio.

Outra coisa que permite queimar calorias sem sair de casa são as tarefas domésticas. De acordo com a Wren Kitchens, gastar 20 minutos por dia a fazer a cama, por exemplo, permite queimar, em média, 25 calorias. Se calcularmos o valor para os sete dias da semana, são 175 calorias. Num mês de 31 dias, o valor já passa para umas incríveis 775 calorias. 

A empresa britânica revelou também a quantos burpees equivale cada atividade. Estamos a falar de um intenso exercício que conjuga flexão com salto e agachamento — está presente em quase todos os planos de treino para perder peso. No que diz respeito a fazer a cama, os tais 20 minutos e 25 calorias significam 21 burpees.

A NiT revela a média destes valores para outras atividades, como limpar a casa, cozinhar, arrumar a roupa ou aspirar, entre outras coisas que costumamos fazer diariamente ou semanalmente. Carregue na galeria para descobrir tudo. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT