Ginásios e outdoor

O desafio mais divertido do ano: tem dois meses para subir a Serra da Estrela em bicicleta

No Serra da Estrela Riders Challenge você é que escolhe os dias em que vai cumprir as três etapas. As inscrições são gratuitas.
Vai apreciar a paisagem.

A Serra da Estrela não é um cenário para receber apenas neve e desportos de inverno. Durante o verão também há várias atividades divertidas para fazer, desde trilhos pedestres a mergulhos em águas cristalinas e passeios de bicicleta por troços entre as paisagens naturais da montanha mais alta de Portugal Continental. Tudo isto, obviamente, em segurança, longe das multidões e no meio da natureza. 

Fazer ciclismo pelas estradas da região é um dos desportos mais procurados pelos turistas portugueses e estrangeiros. Porém, este ano, a pandemia mundial do novo coronavírus não tem permitido a realização das habituais provas. Nasceu assim, numa iniciativa completamente inédita em Portugal, o Serra da Estrela Riders Challenge, um evento inovador e dedicado aos praticantes amadores da modalidade.

Nesta prova, diferente dos eventos de ciclismo tradicionais (em que tudo acontece num determinado dia, a uma determinada hora), os inscritos terão cerca de dois meses para cumprirem as três etapas previamente definidas, que passam pelas incríveis paisagens da Serra da Estrela. Tudo começa a 18 de agosto e só termina a 18 de outubro.

A ideia é que os participantes possam escolher os dias e os horários em que pretendem cumprir as etapas, fazendo-o em total autonomia e assumindo toda a responsabilidade sobre o seu comportamento — sobretudo no que respeita à segurança e cumprimento das normas de higiene aconselhadas pela DGS.

Embora a superação e a descoberta possam ser as principais componentes para atrair a atenção dos ciclistas, no Serra da Estrela Riders Challenge existe também uma vertente competitiva. A sinalização dos percursos, o registo dos dados, a validação dos objetivos conquistados e da performance dos atletas é feita através de dispositivos eletrónicos e plataformas digitais específicas. Toda a gestão da comunicação e verificação destes dados fica a cargo de uma equipa da Ultra Spirit Sports, em parceria com o Clube Chronos.

De forma a reforçar as qualidades da Serra da Estrela, tornando-a cada vez mais numa referência para o turismo desportivo – em particular para o ciclismo de estrada –, a organização decidiu ajudar o setor turístico da região. Para isso, criou várias parcerias com agentes locais que vão oferecer aos participantes condições especiais nas suas estadias. Os ciclistas inscritos receberão ainda diversos prémios – alguns deles virtuais, outros físicos, atribuídos por sorteio ou para premiar os atletas com melhores performances.

As inscrições para o Serra da Estrela Riders Challenge são gratuitas e já estão abertas. Podem ser feitas até dia 17 de outubro, no site oficial do evento.

Vai passar em sítios incríveis.
Este artigo foi escrito em parceria com a Stream Plan.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT