Split búlgaro, diz-lhe alguma coisa? Também há quem o trate por agachamento búlgaro. Nomes à parte, o que é certo é que este exercício é daqueles que se amam ou odeiam. A sua correta execução é um verdadeiro desafio, mas os benefícios compensam (e muito).
É um movimento tão completo que envolve quadríceps, posteriores de coxa e glúteos. O trabalho de core é maior, assim como a estabilidade. Além disso, melhora a capacidade cardiovascular.
Há mais algumas coisas que deve saber: esta variação de agachamento também coloca menos pressão na coluna e zona lombar quando comparada com o agachamento tradicional com barra. Permite ainda um trabalho mais intenso na massa muscular da parte inferior do corpo e queimar mais calorias.
O split de búlgaro é tão popular que até faz parte dos treinos de alguns anjos que desfilam para a Victoria’s Secret (VS), como é o caso de Jasmine Tookes e Josephine Skriver. As modelos têm, inclusive, uma conta de Instagram em conjunto, chamada “joja”, que tem mais de 740 mil seguidores, na qual partilham os seus circuitos e exercícios favoritos — e este agachamento está presente.
Há quem use uma caixa ou um banco para o executar. No entanto, esta dupla concretiza-o com a ajuda uma da outra. Embora os anjos da VS não usem pesos ou halteres, é algo que pode fazer para aumentar a dificuldade do movimento.
Como o mais provável é realizar o exercício sem a ajuda de ninguém, deve começar por colocar um dos pés sobre o banco (à altura dos joelhos). Caso se sinta mais confortável, pode começar apenas com a biqueira. Nesta fase, a concentração é essencial, já que o seu equilíbrio vai ser testado.
Em seguida, só tem de fletir a perna da frente até fazer um ângulo de 90 graus. Mas, atenção: o abdominal deve estar contraído e a coluna direita durante todo o movimento.
Um treino para tonificar e emagrecer (sem sair de casa)
Para fazer um treino que trabalhe vários grupos musculares, pode também experimentar um dos circuitos de Kayla Itsines. Além de queimar muitas calorias, o treino sugerido pela estrela do Instagram, seguida por mais de 12,6 milhões de pessoas, consegue tonificar o corpo todo — com principal destaque para o rabo, os abdominais e as pernas, que estão entre as zonas mais difíceis de trabalhar.
Dividido em quatro voltas, é “uma ótima opção para ficar em forma em casa”, explica numa das suas publicações nas redes sociais. É um treino curto e que não necessita de equipamentos.
Apenas deve garantir é que tem espaço suficiente para se movimentar e um tapete de ginástica por perto para treinar confortavelmente.
Carregue na galeria para descobrir quais são (e como se fazem) os exercícios que compõem este popular treino.