Ginásios e outdoor

O gel vegan da Decathlon que é um sucesso no pós-treino

Tem aquele efeito de frescura perfeito para fazer uma pequena massagem aos músculos.
À venda online e nas lojas.

Já todos tivemos dias de treino em que ficámos com uma certeza absoluta: “os músculos amanhã vão estar doridos”. Felizmente há algo que pode atenuar essa sensação nas 48 horas seguintes: uma massagem de pós treino.

Um estudo da universidade McMaster, no Canadá, envolveu 11 homens saudáveis em treino intenso. No final, foram feitas análises aos tecidos. Uma das pernas tinha sido alvo de dez minutos de massagem no pós-treino, a outra não. Os resultados comprovaram que a massagem conseguia ter efeitos no corpo, reduzindo a inflamação causada pelo exercício, nomeadamente pela diminuição de uma proteína chamada NF-kB.

Uma dúvida que muitas vezes se tem na hora de treinar é se é mais eficaz uma massagem antes ou depois do treino. A resposta pouco ortodoxa é esta: ambas. Passamos a explicar.

A massagem desportiva pode ser feita ainda antes de um treino mais intenso. Aqui o objetivo passa por aquecer os músculos e estimular o sistema nervoso central. É uma forma simples de dizermos ao cérebro e aos músculos que têm trabalho pela frente e que pode ajudar a evitar lesões.

Depois do treino, é altura de dar particular atenção aos músculos que mais trabalharam, em particular as pernas. Uma boa sessão na bicicleta ou a correr traz naturalmente alguma fadiga aos tecidos.

Neste caso, a massagem deve ser realizada de forma precisa, sem ser necessário imprimir demasiada pressão — o objetivo não é dor mas relaxamento. Pode fazê-la de forma lenta, dedicando alguns minutos. O tal efeito de relaxamento será sentido não apenas a nível muscular mas também como sensação de bem-estar. Afinal de contas, o cérebro também teve de se focar no esforço durante o treino.

Este trabalho de massagem posterior ajuda na regeneração muscular, ajuda a prevenir lesões e a reduzir inflamações. A Decathlon conta com um produto vegan (não testado em animais), sem parabenos, que pode ser uma ajuda particularmente refrescante.

À venda online e nas lojas físicas por 6€, a textura gel do produto permite uma massagem simples e conta com um efeito frio que é bem-vindo. Como com todos os produtos, na primeira utilização do gel Aptonia deve fazer um pequeno teste numa pequena superfície da pele.

O gel contem mentol, arnica e óleos essenciais. Não deve ser aplicado no rosto, nas mucosas e nas feridas. Não é indicado para mulheres grávidas ou lactantes nem crianças.

Já que aqui está, aproveite para descobrir ao detalhe este treino de cinco minutos perfeito para os glúteos que se tornou um sucesso no Instagram.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm
Novos talentos

AGENDA NiT