Ginásios e outdoor

O luxuoso ginásio com 8 mil metros quadrados em Madrid onde “homens não entram”

O Arsenal tem cinco pisos e mais de 8.000 metros quadrados. Oferece aulas para todos os gostos e serviços diferenciados.
O ginásio tem mais de 200 aulas.

Mais de 200 aulas semanais de 30 modalidades, quatro piscinas, solário natural, spa e cabeleireiros são apenas algumas das características do ginásio Arsenal. Porém, o que o diferencia de tantos outros da capital espanhola é o facto de ser exclusivo para mulheres. Ali os homens só entram se forem personal trainers.

Embora nos últimos anos o número de mulheres que frequentam os ginásios convencionais tenha aumentado consideravelmente, quando passamos pela sala de musculação, ou pelas boxes de crossfit, a grande parte dos alunos que lá estão ainda são homens. E o conceito de treinar rodeadas pelo sexo masculino (e dos olhares mais atentos dos mesmos) é ainda um pouco desconfortável para muitas.

Face a este incómodo, na década de 2000 começaram a surgir alguns estúdios onde os homens não entram. Os espaços são pensados apenas para mulheres, com equipamentos e planos de exercícios adequados à sua fisionomia e necessidades.

Porém, o conceito é mais antigo. Este tipo de centro desportivo surgiu inicialmente nos Estados Unidos, na década de 1990, depois do grande sucesso dos vídeos de aeróbica. Com o passar dos anos a ginástica (como era chamada) tornou-se o que conhecemos hoje em dia como aulas de fitness, que consistem em sessões de exercícios para definir a silhueta, tonificar os músculos ou ter a barriga lisa. Como é um dos maiores complexos do público feminino, rapidamente se tornaram um chamariz para mulheres. Com tanta procura, tiveram de inaugurar espaços exclusivos para esta modalidade.

O Arsenal, em Madrid, segue este conceito, mas de forma mais requintada. Ocupa um edifício inteiro de cinco andares, no cosmopolita bairro de Salamanca. A área total ultrapassa os oito mil metros quadrados e privilegia todo o tipo de tecnologia. Conhecido por ser o espaço das estrelas espanholas, ali há mais de 200 aulas de grupo semanais.

Entre aeróbica, artes marciais, flexibilidade, ioga, dança e natação, há poucas modalidades que não possam ser praticadas. Porém, o grande destaque é a piscina de água salgada com espreguiçadeiras, no rooftop do ginásio e o circuito termal com cascatas e duches bi-térmicos [chuveiros que usam numa sequência específica jatos de água quente e de água fria]. O objetivo é que possa cuidar de si a 360º.

Quando as sócias se inscrevem fazem uma avaliação inicial com um treinador, para perceber quais os objetivos. O profissional depois encaminha para outros personal trainers que elaboram um plano detalho para atingir essas metas.

Caso queira passar o dia todo a treinar, ou em tratamentos de spa, não precisa de se preocupar com a refeição, porque o Arsenal tem um restaurante e um café com opções saudáveis. E se tiver um jantar com amigas no final, não precisa de levar o cabelo molhado e ao natural. Dentro do Arsenal há um cabeleireiro em que pode marcar para cortar, fazer brushing ou tratamentos mais específicos. E, já agora, se precisar de um look de última hora, não faltam lojas de roupa e acessórios.

O ginásio está aberto todos os dias da semana. De segunda a sexta-feira pode treinar entre as 6h e as 22h e ao fim de semana tem um horário reduzido. E os sócios podem pagar a inscrição mensalmente, ou a cada seis meses, ou ainda o ano todo. Os preços começam nos 150€, mas quem se quiser inscrever para treinar com regularidade, a inscrição custa 300€.

Como lá chegar

Para chegar até à meca dos ginásios femininos a partir do Aeroporto de Madrid Adolfo Suarez-Barajas, o mais fácil é apanhar um táxi. O trajeto demora aproximadamente 16 minutos até à Calle de José Ortega y Gasset, 82. De transportes públicos também é possível lá chegar, mas demora o triplo do tempo. Caso queira alugar um carro, saiba que existe um parque de estacionamento gratuito no interior do edifício.

Carregue na galeria para ficar a conhecer melhor o incrível o Arsenal.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT