Ginásios e outdoor

O “miúdo lingrinhas” que se tornou o novo rei do fitness no TikTok

É a rede social que mais cresce no mundo e está a criar novas e improváveis estrelas no mundo fit. Já há quem lhe chame FitTok.
Antonie Lokhorst tem 23 anos.

Os vídeos são curtos, podem ser estranhos, de humor, ter dança, música. Há modas com mais e menos graça e outras mais ou menos inofensivas. É já um mundo muito próprio, o do TikTok. Falamos da rede social com maior crescimento da atualidade e um fenómeno especial entre o público adolescente e jovem adulto.

A ascensão de cada nova rede social traz consigo outros novos fenómenos. Afinal de contas, falamos de uma plataforma já com mais de 800 milhões de utilizadores em todo o mundo. No caso do TikTok, há todo um novo leque de figuras a destacar-se no mundo fitness. Há até quem já lhe chame o FitTok.

No instagram e YouTube já lhe temos falado aqui na NiT de algumas das maiores figuras do mundo fitness, algo que cresceu ainda mais em tempos de pandemia. Com os confinamentos e ginásios fechados, muita gente se viu obrigada a recorrer online para encontrar soluções para treinar.

No universo do TikTok há já também novas figuras a surgir bem atléticas. A NiT já lhe contara a história de Demi Bagby, jovem norte-americana de 20 anos que é a rainha do tal FitTok. Pois bem, se há rainha é bem provável que também haja um rei. E o principal candidato é um jovem deste lado do Atlântico.

Natural dos Países Baixos, Antonie Lokhorst, de 23 anos, é modelo, instrutor de fitness e estrela no TikTok, onde já conta com perto de 4,4 milhões de seguidores. Curiosamente, a sua história online até começou noutras paragens, no YouTube. É lá que tem um único vídeo na sua conta, lançado há quatro anos: é uma pequena compilação que mostra a sua evolução no espaço de um ano, de “figura lingrinhas a tipo musculado”, como descreveu o próprio..

O mundo do FitTok é diferente. Mesmo. Há aqui conselhos práticos, da nutrição ao tipo de exercícios, mas os vídeos que mais e destacam costumam ter o lado mais impactante típico da plataforma: em poucos segundo, há algo que salta à vista.

No caso de Antonie Lokhorst, o fenómeno começou quase por um acidente: publicou uma simples manobra de Calistenia, modalidade focada em praticar exercícios de alta intensidade usando apenas o peso do próprio corpo. Em poucos dias tinha 250 mil seguidores. Em 2019, publicava o seu maior fenómeno até à data.

A moda na altura era o #starshuffle challenge. Um daqueles desafios online que explodem. No caso, surgiram vídeos com uma mesma música e uns passos de dança, degrau a degrau, pela escada fora. Antonie juntou-se a um amigo e deu-lhe um toque diferente.

@antonielokhorst

Did you do the #stairshuffle challenge? 🤙🏻🏆 #duet @ramonvermaas #foryou

♬ #PlankChallenge – IM STUCK WITH THIS USER-

Começando no step, e perfeitamente coreografados, sobem para a barra e a sua dança foi feita em pleno ar. Os degraus invisíveis mas a força e precisão dos movimentos impressionaram. Tem até à data quase 49 milhões de visualizações.

Rapidamente Antonie tornou-se mais um nome a ter em conta. É patrocinado por uma das maiores cadeias de ginásio do seu país, além de ser figura de outras marcas desportivas e nutrição. Já figurou na “Men’s Health” no seu país. Não por acaso, mesmo não sendo entrevistado, já tem chamado a atenção da imprensa generalista do seu país. E é já nome obrigatório quando falamos do tal universo FitTok.

No seu dia a dia, o jovem partilha também vídeos das suas escolhas alimentares, momentos de humor com a namorada, até a tocar guitarra. Mas o trunfo, está visto, é mesmo no mundo fitness. Alguns vídeos são sucessos imprevistos, como um vídeo onde o vemos a dar volta e a comer algo de junk food a cada volta. Noutra o sucesso era previsível, como quando aparece a fazer flexões com um dos seus gatos às costas.

O prato forte é mesmo a Calistenia. O que a modalidade tem de especial em relação a outros treinos é a forma de moldar e tonificar o corpo. Além da intensidade, muitas vezes o foco não é numa única cadeia muscular, como acontece quando se trabalha nalgumas máquinas de ginásio, mas em algo mais fluído e progresso, recorrendo ao peso do próprio corpo.

O aumento da resistência muscular; queima de gordura e perda de peso; aumento da força e da potência muscular; maior flexibilidade e uma melhoria na postura corporal são alguns dos benefícios destacados pelos praticantes. Agora se calhar podemos juntar a fama viral, cortesia de Antonie Lokhorst.

@antonielokhorst

Only the OG’s will remember 👀 #stairshuffle #foryou #airwalk

♬ original sound – NaiHe – NaiHe

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT