Ginásios e outdoor

O novo acessório da Decathlon é perfeito para ajudar a tonificar os glúteos (custa 15€)

Está entre as novidades mais recentes da cadeia de material desportivo.
Os glúteos podem ser um desafio.

São dos músculos do nosso corpo mais difíceis de trabalhar para se ter resultados, em especial para as mulheres. Por razões genéticas, há tendência para ganharem mais massa gorda nesta zona do corpo.

Antes de mais, convém desmistificar um certo preconceito. Estas diferenças entre homens e mulheres fazem com que muitos homens não se preocupem em treinar especificamente esta parte do corpo mas há benefícios em tonificar qualquer cadeia muscular e os glúteos não são exceção — é uma questão de força muscular, de maior noção motora mas também para evitar lesões.

Para lá de razões estéticas, os glúteos são mesmo chamados a trabalhar no nosso dia a dia nas mais diversas circunstâncias, pode ser a sentarmo-nos numa cadeira, a subir e descer escadas ou até numa simples caminhada.

Por essa razão, uma ajuda extra é sempre bem-vinda. No caso específico do treino, é preciso lembrar que não há grandes milagres. Há, sim, formas mais e menos corretas de abordar a questão. Como um dos desafios é a massa gorda, o treino não pode ser visto de forma independente de escolhas alimentares mais cuidadas (nos ingredientes e quantidades). Com isto resolvido, há então uma série de trabalho que podes fazer.

Entre as novidades da Decathlon está um acessório super simples, uma fita elástica, que promete dar uma ajuda neste departamento. O princípio é simples, colocar mais uma camada de desafio na hora de treinar.

Os elásticos são usados no mundo fitness há já várias décadas. Terá sido ainda nos anos 1950, na então União Soviética, que começaram a ser cada vez mais usado como recurso, não só para melhorar a performance mas também para ajudar em treinos de recuperação de atletas.

Aqui está ela.

Há força muscular, trabalho de amplitude de movimentos e até fortalecimento de articulações (algo que bem feito ajuda a prevenir lesões) que podem beneficiar do uso de elásticos.

Neste acessório em particular, há também uma simplicidade no seu uso que faz com que o investimento possa valer a pena. Esta faixa elástica para glúteos foi concebida a pensar na “prática de musculação, especificamente na parte inferior do corpo”, destaca a marca no seu site.

Trata-se de um acessório que permite adaptar o comprimento às necessidades de cada pessoa (e cada exercício), graças ao sistema ajustável. O elástico é também de colocação fácil graças à fivela de abertura.

Esta novidade entre os acessórios da Decathlon custa 15€ e pode reservá-la online. Para quem ainda é estreante no trabalho específico de glúteos, há uma imagem em particular da própria marca que mostra uma série de exercícios diferentes em que pode ser usado.

É importante realçar ainda que quem vai treinar especificamente este músculo agora deve dar prioridade ao peso corporal sem utilizar cargas externas, deve ter em atenção à postura e dicas de segurança que vamos ver na galeria mais abaixo.

Para quem quer começar, o melhor mesmo é espreitar as sugestões de exercícios que o PT Dinis Silva, do grupo FITTEJO propôs à NiT. São 5 exercícios em que pode usar a fita elástica ou não. Carregue na galeria para os descobrir e prepare-se para treinar sabendo exatamente o que fazer.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT