Ginásios e outdoor

O novo campo de basquetebol da Chamusca é uma colorida homenagem à terra ribatejana

A mais recente intervenção da Hoopers ficou a cargo do artista Vasco Costa. Já pode passar por lá.
A vila ganhou um novo espaço.

Depois de várias intervenções em Lisboa, a plataforma Hoopers continua o seu projeto de transformação de campos de basquetebol urbanos. Numa combinação de arte e desporto, a startup requalifica as infraestruturas degradadas e devolve-as às comunidades. Depois de mais de dez intervenções artísticas e desportivas realizadas por todo o País, a Hoopers chegou agora ao município da Chamusca.

Situado num dos locais mais emblemáticos da vila, nas imediações da Câmara Municipal, este campo foi enquadrado no belo jardim da vila, que tem sido alvo de várias iniciativas de recuperação. O recinto tem cerca de 440 metros quadrados dedicado exclusivamente à prática do basquetebol.

Para Cláudia Moreira, vice-presidente do município “este projeto é mais um etapa na requalificação de espaços desportivos e de lazer do município”. “Acreditamos que este colorido espaço será mais um dos bons motivos para visitar o nosso jardim e também um convite à prática informal do basquetebol neste colorido local”, nota.

O projeto foi assinado pelo artista urbano Vasco Costa. À NiT, o designer gráfico explica o que o inspirou. “Procurei enquadrar e inspirar-me neste jardim e em tudo o que ele comporta, trazendo para o campo vários elementos que podemos encontrar no meio envolvente, conferindo-lhes uma explosão de cores e formas, que é muito a minha imagem de marca”. O projeto demorou cerca de duas semanas a ficar pronto. Uma semana para definir os detalhes e outra para executar a obra. “Estou muito contente com o resultado final”, conclui.

A pintura reúne folhas, laranjas, romãs, insetos, bolas de basquetebol, flores coloridas e outros elementos muito representativos da vila ribatejana. Um deles é o malmequer, que faz parte do ramalhete da espiga muito tradicional na terra. “As frutas estavam presentes no emblemático jardim do concelho. Já as linhas pretas sobre o amarelo representam a a tipografia da Chamusca”. O artista revela que adora entregar espaços artísticos e personalizados, que correspondam ás expetativas dos clientes.

O espaço já se encontra aberto ao público e nele será realizado um evento para assinalar as suas novas cores no final do mês de julho, ainda em data a definir.

Em Lisboa, a Hoopers já espalhou arte pelo campo Chicago, em Chelas, o campo de homenagem à Mamba Mentality, na Calçada de Carriche e passou também pelo incrível mural dedicado a Neemias Queta, o primeiro jogador português na NBA. Mais recentemente, requalificaram o espaço do Largo do Conde de Bonfim, em São Domingos de Benfica, que foi assinado pela artista Pitanga. Agora o próximo campo a ser recuperado vai ser escolhido pelos membros da comunidade.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT