Ginásios e outdoor

O novo estúdio da Margem Sul é o sítio perfeito para quem gosta de treinos à medida

O estúdio chama-se Sport Village Studio e abriu no passado dia 11 de outubro. Se o quiser visitar, terá de fazer uma marcação.
O no espaço abriu dia 11 de outubro.

Ricardo Patrica concretizou, aos 24 anos, um sonho que tem desde de miúdo: abrir o seu próprio estúdio. O jovem natural de Sesimbra cresceu no meio do fitness. O pai tinha um ginásio onde o personal trainer passava grande parte do tempo quando era mais novo. Não só aprendeu muito durante esses anos como decidiu seguir as pisadas do progenitor. Licenciou-se em Educação Física e Desporto na Universidade Lusófona, em Lisboa, e estagiou no antigo Sport City, na Quinta do Conde. Acabou por ficar a trabalhar nesse espaço, que na altura pertencia à cadeia Kalorias. Este ano decidiu que estava na hora de se aventurar por conta própria.

O Sport Village Studio abriu portas a 11 de outubro de 2022, mas o projeto já vinha a ser imaginado há vários meses por Ricardo e pelo amigo David Oliveira. “No início do ano surgiu a ideia de criarmos um espaço mais tranquilo e sossegado onde as pessoas conseguissem encontrar as modalidades que mais gostam, com a grande vantagem de estarem sempre acompanhadas por um profissional”, explicou à NiT. Procuraram um local onde pudessem pôr em prática o plano e não tardaram a encontrá-lo. “Tem uma ótima localização, bem central para os moradores da Quinta do Conde, mesmo ao lado do parque da vila”, descreve o personal trainer.

O novo spot para treinar da região de Sesimbra não é um ginásio banal. No mesmo espaço, é possível praticar várias modalidades diferentes. “Uma parte do estúdio está equipada com aparelhos específicos para a prática de Pilates. A outra é destinada a treinos funcionais, aeróbicos e outros”, explica o fundador. É um espaço acolhedor e privado, pensado para servir apenas e só os atletas que estão a treinar em determinado momento.

A ideia surgiu porque a equipa olha para o exercício de uma forma diferente. “Mais do que treinar à procura de um corpo tonificado e à medida, procuramos ajudar as pessoas a realizarem os seus sonhos, incluindo a adoção de estilos de vida saudáveis.” Um objetivo que parece utópico, mas Ricardo explica: “Muitos chegam aqui com desejos comuns: tornarem-se saudáveis, livrarem-se de alguma patologia, ou perderem peso. O nosso trabalho é ajudá-las a atingir esses objetivos, concretizarem esses sonhos”.

O Sport Village funciona apenas com treinos personalizados, onde cada um dos profissionais de exercício físico se foca apenas num atleta. “Funciona sempre de um para um, ou seja, todos os alunos são acompanhados por nós e é feito um plano de treino personalizado e individualizado adaptado às patologias e necessidades de cada atleta”, explica Ricardo.

A dupla pensou em tudo. “Queríamos um espaço funcional, acolhedor e privado, onde os alunos se sentissem à vontade para treinarem, sem se sentirem constrangidos. Optámos por criar este conceito mais íntimo, onde treinam, no máximo, três pessoas em simultâneo. Uma comigo, outra com o David e outra com a Samantha, a treinadora de Pilates. Há sempre espaço para todos. As sessões acabam por ser muito mais completas e o tempo rende mais, porque nenhum dos aparelhos está ocupado quando o queremos utilizar”, explica o proprietário do Sport Village Studio.

Tudo neste estúdio é personalizado — inclusive o tempo. “Temos treinos que vão dos 30 aos 60 minutos. Depende muito da disponibilidade de cada pessoa e dos seus objetivos.” As aulas são agendadas diretamente com os personal trainers. “Quando nos procuram, o primeiro passo é marcarem uma conversa e uma avaliação para traçarmos um plano de treino que lhes permita atingir os objetivos procurados”, descreve Ricardo. Como a marcação é feita diretamente com os profissionais “é mais fácil agilizar e compatibilizar os horários”.

Os valores para treinar neste espaço variam entre os 95€ e 390€. “Sendo que o mínimo é uma sessão de 30 minutos uma vez por semana, e o máximo são três vezes por semana, com treinos de 1 hora”. Os treinos podem acontecer de segunda a sábado, mas se for necessário também abrem exceções para quem só consegue praticar exercício físico ao domingo.

ver galeria

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    R. da Saudade 3076
    2975-396 Sesimbra
  • HORÁRIO
  • Segunda a sexta das 7h às 21h
  • Sábado das 8h às 19h

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT