Quando no final dos anos 30 a rival de Coco Channel, a italiana Elsa Schiaparelli, eternizou o macacão num episódio tumultuoso que envolveu um candelabro e inimigas pelo ar, estava longe de imaginar que a peça se tornaria um ícone no mundo desportivo. Uma das suas muitas vantagens, é o facto de permitir criar um look completo apenas com uma peça confortável. Por isso mesmo, atualmente, quase todas as marcas têm um modelo no seu catálogo — e a portuguesa Hanken Active não é exceção.
Maria Hansen e Pedro Stürken, conheceram-se na Austrália, durante uma viagem, em 2019. “Estávamos a viver com como gostamos, privilegiando a alimentação saudável e o exercício físico”, conta à NiT. Lá, ao contrário do que acontecia em Portugal, as pessoas usavam as roupas desportivas no dia a dia, para saídas com amigos ou idas às compras. Isto porque a qualquer momento podiam ir treinar e, acima de tudo, estavam confortáveis.
Quando voltaram para Portugal, inspirados no estilo de vida do país onde se conheceram criaram a Hanken — a junção dos apelidos de ambos. “Em 2020, com os sucessivos confinamentos, decidimos juntar as paixões pela moda e pelo desporto e desenvolvemos uma marca de activewear diferente das que já existiam”, como referem. Maria, com experiência em moda (numa grande retalhista como a Selfrigdes) e desenvolvimento de produto, e Pedro, com um percurso ligado à gestão, ao desporto e ao ioga, decidiram criar “o movimento Hanken”. “É mais que uma marca, é um estilo de vida ativo e saudável”, acrescenta Pedro.
Uma das preocupações de ambos era a sustentabilidade. “Queríamos criar peças que tivesse qualidade, que fossem duradouras e pretendíamos também apelar ao consumo consciente.”, diz à NiT Maria Hansen. “Depois de alguma procura conseguimos encontrar um fornecedor que nos apresentou uma fibra de grande qualidade em que a obtenção poupa 45 por cento de emissões de CO₂ e cerca de 30 por cento de consumo de água”, acrescenta o gestor desportivo.
A marca, que se assume como premium e intemporal, apresenta propostas de activewear que podem ser utilizadas em qualquer ocasião. O novo macacão da coleção que acabaram de lançar é um desses exemplos.
É uma peça versátil, que pode ser usada tanto no dia a dia, como para treinar. Sem qualquer tipo de adereço, estampado ou detalhe, apresenta uma estética minimalista e está disponível em seis cores vibrantes. As alças são largas e a malha elástica desenha a silhueta com todo o conforto.
A utilização deste modelo não se esgota apenas no ginásio. Combinado com uma camisa branca comprida e umas sapatilhas mais casuais, pode ser uma opção para uma saída descontraída ou um evento informal. Está à venda no site da marca e custa 115€. Também o pode encontrar (e experimentar) na The Feeting Room, em Lisboa, e na Labels of Tomorrow (LOT), no Porto.
O macacão faz parte da nova coleção da marca, chamada Seamless, que aposta em tecidos e texturas que ajustam a qualquer tipo de corpo. O nome da linha denuncia a estética das peças que se apresentam sem costuras.
Os fundadores procuraram “a melhor tecnologia de produção para conseguir imprimir na nova coleção o conforto necessário para a prática das mais variadas modalidades”, mas também para quem tem dias mais corridos e gosta de “vestir conforto,” acima de tudo.
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