Ginásios e outdoor

“Domingos de cura” e “manhãs sábias”. Novo projeto de bem-estar chega a Lisboa este mês

Os domingos na capital vão ser mais ativos com as aulas e palestras promovidas pelo Whyse.
O novo projeto de Lisboa.

Os domingos são dias associados ao lazer e à família mas, para muitos, são também dias para apostar na prática desportiva. Para incentivar a comunidade a manter-se ativa, o projeto Whyse chega à capital com as primeiras atividades marcadas para este mês.

Criado por dois amigos, Nuno Carrapatoso e Francisco Teixeira, tem o objetivo de promover o bem-estar, com modalidades que pretendem preparar os participantes para começar a semana da melhor forma. Assim, a iniciativa irá promover, todos os domingos, aulas de ioga, Pilates, animal flow e outras formas de cultivar a saúde e diminuir o stress. 

O nome é uma referência ao anglicismo “wise”, que significa “sábio”, e remete para a partilha do conhecimento. O primeiro evento está marcado para dia 23 de março, das 15 às 20 horas. A tarde terá diversas dinâmicas: práticas de respiração e meditação, uma conversa sobre o sono, um banho gelado, e um momento de refeição, com chá, caldo de ossos e um snack.

Todas as sessões acontecem no Dhārā, em Benfica, um espaço dedicado à saúde do corpo e da mente, com uma perspectiva holística. A atividade custa 45€ e o bilhete pode ser adquirido online.

Este será apenas o momento de arranque do projeto há muito sonhado pela dupla de empreendedores. Nuno, com 37 anos, estudou gestão e foi no setor bancário que fez a sua carreira. Há um ano decidiu abandonar as empresas que geria e os projetos com que se ocupava para seguir um novo rumo.

“Sempre tive um interesse profundo sobre diversas técnicas de melhoria de saúde e de promoção do bem-estar. Conforme me fui dedicando mais a este meio, e construindo uma comunidade, percebi que queria juntar pessoas e alargar o meu conhecimento sobre estas matérias e promover essa partilha”, conta. 

Francisco, com a mesma idade, é formado em psicologia, estudou neurociências e a empresa que lidera une a arte e a ciência para melhor compreender o ser humano. Os dois sócios conheceram-se graças aos interesses comuns, e a inspiração para o projeto da Whyse nasceu no verão passado, durante um festival holístico em que participaram.

As práticas potenciadas pela Whyse alicerçam-se em bases concretas e científicas, garante Francisco Teixeira. “Queremos uma base científica muito forte para tudo o que fazemos. Os oradores, instrutores e terapeutas com quem vamos trabalhar são pessoas com anos de experiência, o que nos traz validação”. Ao longo do tempo, serão feitas avaliações neuropsicológicas para compreender a evolução dos participantes e o efeito que os eventos provocam. 

As atividades em que pode participar

A partir de 23 de março, todos os domingos, a Whyse proporciona aos participantes os “healing sundays” (ou “domingos para curar”), sempre com temas novos. Os participantes podem aproveitar práticas de mindfullness, como respiração, meditação, terapia de cura pelo som; aulas de ioga, Pilates, e animal flow; biohacking, com banhos frios e sauna; tempo na natureza, na forma de caminhadas ou surf; e a promoção de uma nutrição consciente, para repensar a alimentação. 

Haverá ainda palestras sobre diferentes tópicos, guiadas por especialistas. Para já, estão confirmadas a do sono, no dia 23, da nutrição, no dia 30, e da prevenção do cancro, no dia 6 de abril.

A partir de maio, acontecem as “Whyse Mornings” (ou “manhãs sábias”), no restaurante “Irmão”, na Praia do Castelo, na Costa da Caparica, promovendo o tempo ao ar livre, com as mesmas atividades promovidas aos domingos.

O projeto Whyse tem ainda um clube do livro, que se reúne uma vez por mês, para discutir a leitura escolhida. Os temas dos volumes vão ao encontro dos tópicos que a iniciativa trata. As sessões são também acompanhadas com jantar e convidados especiais. 

Estão também planeados retiros, de duas a quatro vezes por ano, com a duração de três a sete dias, em diversos locais do País, que pretendem proporcionar aos participantes maior imersão nas atividades.

Cada evento ligado ao bem-estar custa 45€, com bilhetes que podem ser adquiridos online, na página oficial da Whyse, onde estão também disponíveis os programas. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT