Ginásios e outdoor

O PTdoBairro chegou ao Marquês para “acabar com os personal trainers tradicionais”

Da eletroestimulação a modalidades inspiradas em desportos de combate, pode escolher as sessões que quer fazer no próprio dia.
Pode escolher o treino que quer fazer.

Bernardo Bogarim e Luís Cortez conheceram-se através do andebol e pouco depois criaram uma sociedade. Dela nasceu o ginásio PTdoRestelo e a sua localização não tem como enganar. Adivinhou? Exato, fica no bairro do Restelo, em Lisboa, e está aberto desde outubro de 2021. Semanas depois, resolveram levar o conceito a uma das zonas mais movimentadas de Lisboa e, por isso, o nome mudou. O novo PTdoBairro abriu a 1 de novembro, na zona do Marquês de Pombal.

Um é de Viseu, outro de Serpa. Sempre viveram em pontos opostos do País, mas acabaram por formar uma sociedade inesperada. “Conhecemo-nos quando ambos vivemos estudar para Lisboa, na área do alto rendimento e jogávamos andebol na mesma equipa, na mesma posição. Aliás, éramos quase rivais, porque se um jogava, outro estava no banco”, conta à NiT Bernardo Bogarim. A personalidade também não podia ser mais diferente, “mas é isso que os aproxima”.

A pareceria correu bem e depois do sucesso do espaço no Restelo, abriram outro em Almada e agora inauguraram um estúdio no Marques de Pombal. “Queremos desconstruir o conceito do personal training convencional. A nossa missão continua a ser combater o sedentarismo, mas com atividades diferentes. Isto porque a rotina e a monotonia continuam a ser os principais motivos de desistência dos ginásios”, afirma o diretor de operações do PTdoBairro.

Como o nome indica, querem estar presentes em bairros lisboetas e criar o “maior ambiente familiar possível”, onde se sintam a treinar em casa. Depois da aposta numa zona mais residencial, queriam expandir para uma localização mais central, que desse “ainda mais força à marca”. “Sabíamos que queríamos chegar à zona do Marquês e assim que a oportunidade de ficar com um antigo estúdio surgiu, não desperdiçámos.” O novo PTdoBairro tem cerca de 220 metros quadrados e o conceito é o mesmo dos ginásios anteriores.

Descomplicar é o lema. Os estúdios da cadeia funcionam apenas com treinos personalizados que podem ser individuais, a pares ou em grupos reduzidos. “Todos os alunos são acompanhados por nós e é feito um plano personalizado e individualizado adaptado às patologias e necessidades de cada atleta”, descreve o jovem licenciado em Desporto.

No espaço não encontramos uma sala de máquinas típica, nem existem aulas comuns em outros ginásios. Em vez disso, “é um conceito diferenciador, no qual se pode fazer várias modalidades pelo preço de uma”. Isto é, uma mensalidade não engloba apenas um tipo de treino, mas sim um conjunto de sessões com exercícios diversos e adequados para cada atleta.

Combinando diversos métodos e sempre acompanhados por um dos sete personal trainers, estes treinos visam transformar o corpo de maneira segura e saudável. “No nosso espaço pratica-se treino de força, mobilidade ou mais metabólico, das mais variadas vertentes.” Uma coisa é certa: há opções para todos os gostos.

Entre o leque de modalidades encontra Pilates com equipamentos, e treino de pré e pós-parto. Se o seu objetivo passa por fazer um treino mais curto, intenso e metabólico, pode optar pela eletroestimulação. Em apenas 25 minutos irá ativar a musculatura e o metabolismo. Caso a ideia seja mesmo recuperar de alguma lesão, neste ginásio também vai encontrar a uma modalidade terapêutica de treino.

Uma das várias opções e das mais divertidas é o fitboxe, que, tal como o nome indica, é uma junção de fitness com exercícios de box de cross training. E, claro, que no ginásio que não poderiam faltar as consultas de nutrição. A melhor parte é que nada é fixo. “Se um aluno, no próprio dia, não quiser fazer treino funcional, por exemplo, pode fazer outra modalidade, à escolha. O objetivo é apenas a atividade. Acreditámos que a base de um estilo de vida saudável é uma alimentação equilibrada, treino recorrente e o descanso. Se é com Pilates, eletroestimulação ou fitboxe, é indiferente.”

O preço varia consoante as necessidades e pode oscilar entre os 140€ aos 300€ mensais. Mas, até ao final do ano, o PTdoBairro está com uma promoção de 20 por cento de desconto para sócios fundadores, que é depois vitalício. A inscrição pode ser feita online e a equipa entra depois em contacto para um primeiro treino experimental.

Carregue na galeria para ver o novo espaço onde pode treinar acompanhado em Lisboa.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Travessa do Enviado de Inglaterra 5
    1150-281 Lisboa
  • HORÁRIO
  • De segunda-feira a sexta-feira das 7h às 21h
  • Sábado das 9h às 14h

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT