Todos nos lembramos do jovem e gordo Jonah Hill, que se tornou famoso como uma adolescente ansioso na comédia “Superbad”. Depois, evoluiu para o adulto, mas igualmente gordo, Donnie Azoff, de “O Lobo de Wall Street”. Agora, o ator americano está irreconhecível. Jonah Hill foi fotografado em maio visivelmente mais magro, resultado da sua completa obsessão por um estilo de vida saudável e que se traduziu até na mudança do seu estilo. Hill virou uma espécie de hippie chic, com barba e cabelo comprido.
A primeira vez que Jonah Hill, de 39 anos, se apresentou ao público como ator, foi em 2004, no papel de Bret, no filme “I Heart Huckabees”. A personagem não era impressionante e, por isso, não ficou na memória. Mas parece ter sido apenas um mau começo, porque desde então, que o rumo da carreira tem sido ascendente: trabalhou com Martin Scorsese, conquistou vários papéis importantes; escreveu e realizou “Anos 90”; e foi duas vezes nomeado ao Óscar de Melhor Ator secundário — em 2012, por “Moneyball”; e em 2014, por “O Lobo de Wall Street”.
Hoje em dia, a notoriedade de Jonah Hill extravasa o universo do cinema. O ator conseguiu impor-se como um ícone de estilo — tendo, inclusivamente, sido capa da GQ Style em agosto de 2021. Porém, mesmo durante esse período, o ator continuava a lutar contra o excesso de peso — e toda a ansiedade que isso provocava.
Na verdade, Jonah Hill debateu-se com a obesidade ao longo de toda a vida, como revelou no seu documentário “Stutz”, da Netflix. “Quando eu era miúdo, o exercício e a dieta eram-me apresentados como: ‘Há algo de errado com o teu aspeto’, mas nunca me foram propostos como uma solução para a saúde mental. Só gostava que isso fosse apresentado às pessoas de forma diferente”.
O realizador tem tido transformações dramáticas de peso ao longo dos anos. Primeiro, perdeu vários quilos para o seu papel no filme “21 Jump Street”. Depois, entrou numa espiral de oscilação de peso, em que os números da balança subiam e desciam a um ritmo louco. Quando teve que interpretar Efraim Diveroli, em “War Dogs”, por exemplo, voltou a engordar dezenas de quilos. Nessa altura, em 2016, atingiu mesmo a escala da obesidade mórbida.
Nos meses que se seguiram, trabalhou arduamente para perder aqueles 40 quilos extra. Hill recorreu a um nutricionista e um PT e até recebeu conselhos de alguns amigos para quem o fitness é uma espécie de religião. Um deles foi Channing Tatum, que foi seu colega precisamente no filme “21 Jump Street”.
“Ganhei peso para interpretar Efraim Diveroli e depois quis ficar em forma. Liguei ao Channing Tatum e perguntei-lhe: ‘Se comer menos e for acompanhado por um PT, consigo emagrecer?” Hill recordou a conversa no programa “The Tonight Show Starring Jimmy Fallon”, em 2016. “E [Tatum] respondeu: ‘Sim, seu filho da mãe idiota, claro que sim. É a coisa mais simples do mundo'”.
Na altura conseguiu efetivamente perder alguns quilos, mas rapidamente voltou a ganhá-los. Este carrossel da balança parece ter estabilizado nos últimos anos e Hill chegou finalmente à figura esguia e tonificada com que sempre sonhou. Pelo menos a avaliar pelas fotografias mais recentes.
O segredo: consistência e dieta pouco restrita
O ator sempre teve consciência de como as escolhas alimentares e hábitos alimentares criaram o caos na sua vida, contribuindo para tantas flutuações de peso. Quando decidiu que queria perder o peso que tinha em excesso, o primeiro passo foi consultar uma nutricionista para fazer algumas mudanças saudáveis no seu estilo de vida.
Logo no primeiro dia, o profissional disse-lhe para nota de tudo o que ele consumia por dia e depois enviar-lhe a lista por email. Este registo alimentar ajudou Hill a controlar a sua ingestão de alimentos. Sempre que partilhava os registos, o profissional podia aconselhá-lo sobre o que deixar de comer e o que devia manter na dieta.
Como explicou em diferentes entrevistas, Jonah Hill e o nutricionista definiram que não iria seguir um plano alimentar estruturado, mas sim uma abordagem coordenada que incluía consumir alimentos com menos gorduras saturadas e pouco açúcar processado. Para trás ficou a cerveja e o fast food. A alternativa que arranjaram foi trocar este tipo de refeições por sushi. O prato japonês tem poucas calorias e é mais nutritivo, sendo rico em ómega 3 e selénio. A esta troca simples acrescentou outras decisões racionais. Em vez de maionese, optou por temperos mais saudáveis e passou a escolher sempre vegetais e peixes nas refeições.
A louvável rotina de treino
Ao contrário do que pensa sobre a dieta, Hill sempre enfatizou que acredita em treinos diversificados para a perda de peso. A corrida, como revelou no programa “The Kidd Kraddick’s Morning Show”, foi o desporto que o ajudou a começar a gostar de exercício físico. Mas para chegar à forma que tem hoje em dia não podia fazer apenas trabalho cardiovascular.
Para ganhar tanta massa muscular, Hill apostou, em primeiro, nas flexões. Começou por fazer apenas 10 e foi aumentado até conseguir fazer 100 por dia. Atualmente, continua a fazer o mesmo número de repetições — sem nunca falhar.
Porém, foi nas artes marciais que encontrou as modalidades que o ajudaram a criar uma rotina desportiva que o ajudavam física e mentalmente. Jonah Hill está entre as poucas celebridades de Hollywood que praticam Jiu-Jitsu Brasileiro. O ator é cinturão branco na arte marcial e revelou em várias ocasiões como esta desempenhou um papel crucial na perda de peso. Para complementar o treino, pratica ainda boxe e surf.
Carregue na galeria para ver a impressionante transformação física de Jonah Hill ao longo dos anos.