Ginásios e outdoor

O retiro imersivo de ioga e meditação para “descobrir Bali em profundidade”

A viagem é organizada pela Casa da Alma e os miúdos também são bem-vindos — uma boa oportunidade para descansar em família.
As paisagens são incríveis.

A azáfama do dia a dia, entre filas de trânsito de manhã e ao final da tarde, reuniões de trabalho e as milhares de atividades dos miúdos, pode ser stressante. Por vezes, acabamos mesmo por nos sentirmos esgotados e por não ter tempo para cuidar de nós próprios. Se está a precisar de uns dias de férias, longe da agitação dos grandes centros urbanos, este retiro em Bali (na Indonésia), organizado pela Casa da Alma, pode ser a solução que está à procura. Vai acontecer entre os dias 22 de abril e 2 de maio. 

Francisca Pimenta e Jorge Saraiva são professores de ioga e, em 2015, abriram o espaço perto da Rotunda da Boavista, no Porto. Ali oferecem sessões de ioga e meditação, cursos de formação de instrutores e de alimentação 100 por cento vegetal, bem como vários workshops. Também organizam retiros dentro e fora do nosso País.

Durante a jornada de descoberta do ioga e da meditação, o casal teve oportunidade de viajar pela Ásia, nomeadamente pela Índia, onde estudaram e aprofundaram estas práticas. “Entretanto, surgiu a oportunidade de visitarmos Bali, porque o meu irmão mudou-se para lá. Ficámos encantados e decidimos criar estes retiros para partilharmos as nossas experiências”, começa por explicar à NiT Francisca Pimenta.

Organizaram a primeira viagem até à segunda maior ilha da Indonésia em 2017. Regressaram em 2018, 2019 e 2023 (após um hiato devido à pandemia). O roteiro desde ano será o quinto e parte da mesma premissa. 

“Esta não é uma viagem turística, fugimos disso. É um retiro de ioga e meditação. Uma imersão em Bali, incluindo visitas a lugares que a maioria das pessoas desconhece”, realça.

A lista de atividades programadas inclui, por exemplo, “uma cerimónia de purificação”. “É quase um batismo através da água e dos mantras entoados pela ilha”, explica.

Os participantes também terão “contacto com healers, pessoas muito importantes que vão conversar individualmente com cada um”. As sessões diárias de ioga e meditação serão conduzidas por Francisca, Jorge e também professores locais. 

Durante a estadia também será possível fazer rafting no rio Ayung e, claro, provar as especialidades locais. A alimentação será “100 por cento vegetal e inclui comida raw [crua], um ex-libris de Bali”. Além de tudo isto, também haverá tempo para passeios na praia e pelos campos de arroz. 

“O foco é proporcionar às pessoas um pouco daquilo que descobrimos aqui: a possibilidade de fugirmos do stress diário. Às vezes precisamos de fazer um reset, olhar para dentro e inspirar ar fresco. E esta viagem permite fazer um mergulho ao nosso interior e conhecer Bali em profundidade”, sublinha.

“Queremos que os participantes possam ficar a conhecer-se melhor, que seja uma oportunidade para se redescobrirem”, aponta Francisca.

“Estes dias servem para nos afastarmos da agitação que vivenciamos todos os dias. E vamos fazê-lo num lugar maravilhoso. As pessoas são uma das coisas mais bonitas de Bali são as pessoas: são um povo único no mundo, parece que foi ali colocado. Apesar do crescimento do turismo na ilha, os balineses continuam muito afetuosos e simpáticos. Portanto, o contacto com o povo local e as práticas de ioga e meditação permitem que os viajantes se conheçam a eles próprios e também descubram paisagens incríveis e inigualáveis. Quem já fez este retiro diz, muitas vezes, que esta foi a viagem das suas vidas”, afirma.

O retiro é aberto a participantes de todas as idades, incluindo miúdos. Aliás, as filhas de Francisca e Jorge (que têm 3 e 8 anos) viajam sempre com os pais. “Crescem imenso e têm uma oportunidade incrível de aprender coisas que não aprendem na escola.” Embora o programa inclua atividades em que os mais novos não poderão participar, no geral, “é um roteiro ótimo para as famílias”.

A viagem a Bali organizada pelos fundadores da Casa da Alma custa 2.200€ por pessoa. Se fizer a reserva (através do e-mail casadaalma.porto@nullgmail.com ou dos contactos telefónicos 969098496 ou 912678617) até 15 de março poderá beneficiar de um desconto e pagará apenas 1.800€. O valor inclui a estadia em regime de meia pensão, assim como todas as atividades e os transfers de e para o aeroporto. Os voos ficam a cargo de cada participante. O programa inclui um dia livre em que cada um poderá escolher aquilo que quer fazer. 

O casal também já organizou vários retiros no nosso País, em especial na região Norte. Para este ano, ainda não há nada previsto em Portugal. Mas não desanime: se não tiver oportunidade de participar neste retiro em Bali, guarde uns dias de férias entre 28 de setembro e 11 de outubro para rumar até à Índia, outro dos lugares que Francisca Pimenta e Jorge Saraiva dão a conhecer.

Carregue na galeria para ver imagens de retiros anteriores.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT