As melhores ideias podem surgir nos locais mais improváveis. Débora estava em Zurique com a amiga Francisca, onde esta última dá aulas de fitness, quando perceberam que muitas pessoas gostariam de fazer um retiro que fosse dedicado ao exercício físico e à alimentação saudável. Inspiradas pelas paisagens portuguesas e nas valências profissionais de cada uma reuniram todos os ingredientes para fazer algo diferente — e mesmo a tempo do verão. Umas mini-férias, dedicadas ao exercício físico, à alimentação saudável e ao cuidado do corpo.
“Depois de falarmos com algumas alunas da Francisca percebemos que, no geral, há pouca oferta de retiros focados na forma física e que existe um grupo de pessoas muito interessado em viajar, desconectar-se e fazer parte de um programa de fitness e bem estar. Este perfil não se identifica com o modelo onde meditação ou espiritualidade são destacados, como acontece a grande maioria dos retiros disponíveis”, conta à NiT Débora Pinto, uma das sócias do Amélia Lisboa.
O desporto sempre fez parte da vida das duas amigas: já correram maratonas, praticaram ballet, ténis e ski. Mas são as aulas de grupo que as apaixona. “O exercício físico é um pilar essencial no balanço do dia a dia. E também é mais um veículo social onde podemos conhecer pessoas com interesses comuns, o que é cada vez mais importante nos dias que correm, onde nos dedicamos tanto à vida profissional que acabamos por nos esquecer do mais vital”, refere Débora Pinto.
Francisca Homem de Melo, na altura a viver em Londres, decidiu então aprofundar a paixão que sentia pelo desporto e iniciou a sua formação como instrutora de fitness. Mais tarde foi viver para Zurique, onde conheceu Débora Pinto e alargou a sua formação, tirando vários cursos especializados na BodyArt School. Atualmente dá aulas em quatro ginásios na cidade suíça. Enquanto a amiga se rendeu ao desporto, Débora preferiu dedicar-se à alimentação saudável, sendo uma das fundadores do Amélia Café, um espaço lisboeta conhecido pelas refeições saudáveis e deliciosas.
O Body Boost Retreat junta os melhor dos dois mundos. Os participantes irão ficar hospedados na Quinta da Barra, em Azeitão, poderão praticar ioga ao amanhecer no alpendre da casa, bodyart (uma modalidade que consiste numa fusão de exercícios terapêuticos, de força e flexibilidade e técnicas respiratórias para fortalecer os músculos no jardim) e até aquafitness na piscina. “A localização permite-nos passar um dia na praia, fazer hiking na serra com aquelas vistas maravilhosas como pano de fundo, visitar as adegas da José Maria da Fonseca, fazer várias aulas de grupo e, quando nos apetecer, apenas relaxar a ouvir os sons da natureza”, revela à NiT.
Outra das condições fundamentais para o evento, era que o espaço tivesse uma cozinha onde pudessem ser preparados todos os pratos que servem no Amélia, para que o grupo “esteja sempre bem nutrido e com energia para o próximo workout do programa”.
As idílicas paisagens da serra da Arrábida servirão de pano de fundo do retiro que acontece nos próximos dias 18 a 21 de maio, numa altura de “pré-verão”, como explicam as fundadoras, “para dar uma ajuda a quem precisa de ficar em forma e recomeçar uma vida saudável”. O evento será acompanhado por três profissionais da áreas da nutrição, ioga e treino funcional — Soraia Bau, Débora Pinto e Francisco Homem de Melo.
“Haverá espaço ainda para workouts na piscina, um hiking pela Serra da Arrábida com vistas únicas e um dia numa das praias mais bonitas do mundo”, revelam. Mas a experiência não se esgota no exercício físico, como realçam Débora e Francisca: “Os pratos saudáveis do Amélia Lisboa será complementada pelos vinhos da José Maria da Fonseca, um parceiro que abrirá as portas da sua adega para que os visitantes provem e conheçam a história desta tão famosa casa de vinhos portuguesa.”
À imagem de 2022, a organização espera reunir um grupo com portugueses e estrangeiros, promovendo a região para fora do país e fazendo da troca de experiências durante as pausas, um ponto forte do programa. O retiro de quatro dia e três noites custa 1050€ e 1250€ e inclui todas as refeições, estadia e as atividades mencionadas. O programa completo está disponível no site do evento, onde também se pode inscrever.
A menos de uma hora de Lisboa, esta é uma oportunidade para passar um dias diferentes, dedicados ao bem-estar. Um detox do stress, ansiedade e preocupações do quotidiano.
Carregue na galeria para ver algumas imagens do que pode esperar deste retiro.