Ginásios e outdoor

O segredo para a boa forma de Jennifer Lopez aos 51 anos

A cantora e atriz é a prova de que a idade é um posto (mas é preciso trabalhar para se ter resultados).
Já tem 51 anos.

Num dos maiores sucessos da sua carreira, Jennifer Lopez cantava “I’m still Jenny from the block”, um atestado à forma como se mantivera fiel às suas origens. A verdade é que temos de incluir nessas origens a sua estreita relação com o fitness.

Nesse aspeto, já a caminho dos 52 anos, (faz anos a 24 de julho) ela também ainda é a mesma Jenny de sempre. Há exercícios e rotinas de treino que fazem parte da sua vida há vários anos e que continuam a impressionar.

A boa notícia é que grande parte da sua rotina de treino é bem conhecida do público, generosidade dos PT que já trabalharam com ela. Isto quer dizer que podemos experimentar estas rotinas e ver como funcionam. A má notícia não é propriamente má: é apenas reconhecer que não há aqui milagres caídos do céu ou segredos que só muito poucos sabem.

A verdade é que é com muita dedicação, trabalho e paixão por se manter em forma que J. Lo continua a impressionar com o seu físico. Vale a pena recuar até aos anos 90, à série “In Living Color”, para a ver como uma das Fly Girl numa série que incluía o núcleo duro da família Wayans e nomes como Jim Carrey ou Jamie Foxx.

A sua carreira no ecrã é prova da longevidade. Em 2019, em “Hustlers” (“Ousadas e Golpistas”, no título em português), lá estava ela a mostrar dotes de dança do varão, num filme sobre um grupo de antigas strippers que se une para tramar um grupo de ricaços de Wall Street.

O filme saiu no ano em que Jennifer Lopez fez 50 anos e em que Dodd Romero, então personal trainer de J. Lo, contou à revista “O, Oprah Magazine” que o seu treino básico típico começa com uma série de abdominais, flexões e abdominais reversos. São 50 de cada um, explicava então. E Jennifer Lopez nem sequer dedica particular tempo a descansar entre séries.

Numa semana, Jennifer Lopez treina pelo menos uma hora por dia, quatro a cinco vezes por semana. Outra das suas características é ter uma rotina super variada, o que tem particular sentido já que no caso dela a boa forma não é apenas a de quem gosta de sentir bem com o próprio corpo.

A estrela pop costuma subir ao palco sempre pronta para liderar uma equipa de dançarinos profissionais, em muitos casos com metade da idade dela. Nestas alturas, aliás, é normal aumentar o ritmo de treinos. E não há concerto que não tenha sido antecedido de uma sessão mais curta, um extra para manter o ritmo intenso em palco.

Nunca pára.

À procura da tal variedade a trabalhar diferentes cadeias musculares, J. Lo adota treinos mais freestyle, onde pode juntar alguns pesos nos braços. Se os abdominais da cantora costumam merecer elogios, os glúteos não lhe ficam atrás. E nisto ela incorpora movimentos onde glúteos, coxas e core trabalham de forma exigente.

Tem, também treinos em que privilegia opções de maior intensidade, flexibilidade e resistência, como já explicaram mais recentemente os seus dois PT atuais, David Kirsch e Tracy Anderson.

Neste caso a cantora pode juntar movimentos de kickboxing, treinos de circuito, lunges, burpees ou abdominais, além de treinos de HIIT, onde se combinam picos de exercício de intensidade alta com curtos intervalos de descanso. A ideia aqui passa também por poupar algum tempo, queimando calorias de forma eficaz.

Em abril, Jennifer Lopez anunciou em conjunto com o antigo jogador de basebol da MLB, Alex Rodriguez, que o casal se ia separar. Ao longo dos anos o Instagram de ambos mostrava que também gostavam de treinar a dois, com Jennifer a mostrar que não tinha problemas em acompanhar o antigo atleta profissional. Num comunicado conjunto, explicaram que era melhor para ambos continuarem como amigos.

Na imprensa cor de rosa, o falatório regressou para saber se vai ficar solteira muito tempo. Há até rumores de que voltou a estar com o antigo companheiro, o ator Ben Affleck. Isso, no entanto, é pouco importante para o que nos traz até aqui. O que quer que aconteça na sua vida pessoal, uma coisa é certa: a “Jenny from the block” promete continuar em forma.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT