Ginásios e outdoor

O trail noturno em Pombal com 20 quilómetros e desníveis (muito) acentuados

Há três distâncias disponíveis, cada uma mais difícil do que a outra. Contudo, o desafio vale a pena pela sua vertente solidária.
Não perca esta edição.

Nos últimos sete anos, o dia 5 de outubro tem sido assinalado por um evento desportivo com uma forte componente solidária: o trail noturno Pombal Oeste. A iniciativa conta com três modalidades, que correspondem a diferentes níveis de dificuldade e todas as receitas obtidas com as inscrições revertem para a 5.ª Companhia dos Bombeiros Voluntários da cidade.

O quartel da corporação é o ponto de partida e chegada das várias provas, com início marcado para as 20 horas. Os atletas com a aptidão física necessária, podem participar no exigente trail sprint, com uma extensão de 20 quilómetros, reservado apenas para maiores de idade. Para os que ainda não se sentem preparados, a organização disponibiliza um percurso intermédio de 12 quilómetros, que é também a distância da caminhada, ideal para quem não se dedica a corridas.

Os trajetos atravessam trilhos das localidades de Ilha, Mata Mourisca e Guia, apresentando diversos desníveis que aumentam significativamente a dificuldade. Como o trail decorre durante a noite, os limites de cada secção estarão sinalizados com fitas refletoras.

A organização ressalta a importância de usar material adequado, como lanterna, recipiente para líquidos, apito, telemóvel e uma manta térmica. Os participantes que não trouxerem algum destes itens enfrentarão uma penalização de 15 minutos no tempo total.

As inscrições devem ser efetuadas online, com um custo de 15€ tanto para o percurso mais longo como para o mini-trail, enquanto a caminhada tem um preço de 12€. Estes valores incluem uma refeição ligeira, a T-shirt oficial do evento, abastecimentos líquidos e sólidos, seguro, entre outros.

O valor arrecadado já tem uma prioridade definida: “adquirir um colete de treino de desobstrução de via aérea, bem como um simulador de partos”, revelou o membro da comissão organizadora, Carlos Estrada, ao “Pombal Jornal”. 

Carregue na galeria para conhecer outras dez corridas que se realizam por todo o País, até ao final do ano. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT