Ginásios e outdoor

O treino de Harry Styles que se tornou viral (por um motivo bem diferente do que imagina)

Esqueça a ideia de que a modalidade que pratica é para mulheres. O artista não esconde que o ajuda a "cuidar do corpo e da mente".
Não é conhecido apenas pelas suas músicas.

A ideia de que o Pilates é só para mulheres está ultrapassada. A modalidade tem cada vez mais adeptos que mostram que é uma prática benéfica para todos. A tendência não é recente, mas ganhou especial atenção nos últimos dias. O motivo? Harry Styles.

O artista apareceu num vídeo publicado pelo Exhale Pilates London, um estúdio que ensina Pilates clássico em Primrose Hill e North Finchley, em Inglaterra. Não demorou muito para que os breves segundos em que aparece a treinar desencadeassem uma euforia entre os fãs de Styles. Nem os homens musculados (alguns até sem camisola) — como o pugilista profissional Derek Chisora, o ator Giancarlo Esposito e a estrela de reality show Dan Osborne — que também aparecem no clipe afastaram o foco do antigo membro dos One Direction.

Com uma sweat de mangas compridas e uns calções verdes, meias brancas e um chapéu, o cantor pode ser visto a agarrar uma barra e a fazer movimentos rotativos. A cena fascinou os utilizadores das redes sociais e os memes não tardaram a chegar. Muitos aproveitaram as imagens para pôrem o também ator a fazer quase tudo, exceto pilates. Ora foi transformado em Patrick Swayze em “Dirty Dancing”, ou colocado a descer um escorrega e até pendurado ao lado de Miley Cyrus na foto do novo albúm “Endless Summer Vacation”.

O que poucos sabem é que, brincadeiras à parte, esta modalidade é uma forma de exercício de baixo impacto que oferece imensos benefícios. Criada originalmente para reabilitação física por Joseph Hubertus Pilates, em 1920, envolve movimentos feitos num colchonete ou em máquinas de alongamento.

“Quando praticada de forma regular, contribui para um melhoramento da postura, aumento da flexibilidade, fortalecimento das articulações e até aumento da aptidão cardiorrespiratória”, diz à NiT Mariana Máximo, licenciada em desporto e educação física e instrutora no Studio Pilates.

Não é por acaso, portanto, que esta não é a primeira vez que a preferência de Styles pelo Pilates dá que falar. Em 2020, a “Vogue” relatou que Harry se tinha preparado para a capa da revista americana através desta prática. “Tenho os isquiotibiais (grupo de músculos localizados na parte posterior da coxa) muito tensos”, explicou o artista na altura sobre o motivo que o havia levado a adotar a prática de forma regular.

Já em 2016, o cantor tinha sido fotografado a sair de um estúdio da Exhale Pilates e, antes disso, em 2012, o então membro da banda One Direction partilhou que havia praticado Pilates para trabalhar a postura. “Era um praticante extremamente regular quando estava em Londres, pois ajudava-o com a carga de trabalho extenuante e com o restante regime de treino”, revelou ao “Shape” Gaby Noble, a instrutora e fundadora do estúdio ao qual a estrela é fiel.

“Treina não apenas no reformador [uma estrutura tipo cama baixa com uma barra para os pés, roldanas e correias], mas em todos os aparelhos, incluindo a Wunda Chair, o Cadillac e outros aparelhos que não são tão comumente vistos hoje”, continua a profissional. “Existe a perceção de que o Pilates é sobretudo fazer alongamentos e que é apenas para mulheres, mas isso não poderia estar mais longe da verdade“, diz Noble, cuja lista de clientes que são celebridades também inclui o jogador de futebol dinamarquês Christian Eriksen, a atriz Sadie Frost e a modelo que virou apresentadora Kelly Brook.

De acordo com Nobel, muitos atletas usam o método de contrologia (Pilates clássico) para melhorarem os seus treinos e limitarem lesões. “Esta forma diferente de exercício é altamente benéfica, garantindo que se faça uma preparação do corpo inteiro, onde nenhum dos músculos mais pequenos é esquecido”, explica. “Se está a treinar para melhorar o seu desempenho desportivo, quer levantar mais peso no ginásio, recuperar de uma lesão ou está simplesmente a tentar evitar uma, o Pilates pode ajudar”, garante a especialista.

Seja ou não fã do artista, a sua boa forma física é inegável — e, pode até estar curioso para conhecer a sua rotina de treino. Pois bem, não precisa esperar mais. Styles afirmou anteriormente que treina cinco ou seis vezes por semana, mantendo o seu regime de condicionamento físico “variado e interessante” com exercícios de força, muita corrida e um pouco de ioga. Porém, é no Pilates que assegura ter encontrado a modalidade que lhe permite “cuidar do corpo e da mente”.

Isto porque, além de alongar e exercitar os músculos, a prática ajuda a melhorar a concentração e contraria o stress. “A respiração é um elemento essencial para os praticantes da modalidade, pois é ela que determina o movimento do corpo nos exercícios, entre inspirações e expirações profundas”, sublinha Mariana Máximo. Descobrimos, assim, o segredo do artista para manter o corpo tonificado, em especial, a zona abdominal.

Ao fazer movimentos que solicitam vários músculos, dos abdominais oblíquos internos até aos superiores, Harry Styles treina bastante esta zona. Os especialistas afirmam que as posturas de Pilates acabam por ser uma melhor opção para quem procura um six pack definido: “porque solicitam músculos pouco desafiados no dia a dia e trabalham a área abdominal de forma profunda e não apenas superficial”.

Um das mais-valias da modalidade é que pode ser praticada em casa, sem qualquer acessório. Mariana Máximo sugere um conjunto de exercícios que pode fazer como aquecimento ou integrá-los no seu treino habitual para trabalhar o core de forma mais intensa. Se preferir fazer uma sessão rápida, pode fazê-los um par de vezes para criar uma rotina autónoma. Se nunca os experimentou, tente fazer um movimento durante 30 segundos e ir aumentando gradualmente até um minuto.

Apesar de este treino ajudar a reduzir e fortalecer o perímetro abdominal (um passo decisivo para conseguir a tal barriga lisa), “não substitui o cuidado com a alimentação e o acompanhamento nutricional”, sublinha Mariana Máximo, licenciada em desporto e educação física e instrutora no Studio Pilates.

Carregue na galeria e conheça os exercícios recomendados pela instrutora de Pilates Mariana Máximo para conseguir uma zona abdominal tonificada como a do cantor.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT