Ginásios e outdoor

O treino divertido que mantém Jennifer Aniston com este corpo aos 52 anos

A atriz de "Friends" tem um treino diário infalível — e que está a merecer elogios.
Tome nota: 15-15-15.

Comecemos pelo segredo: “15-15-15”. Não, não é o código de um cofre com alguma poção mágica nem tão pouco um daqueles códigos de porta de entrada do prédio. É mesmo o treino diário de Jennifer Aniston.

Aos 52 anos, a atriz de “Friends” continua a ser elogiada pela sua boa forma física. A NiT já lhe tinha revelado alguns dos hábitos de nutrição, exercício físico e cuidados com o corpo. Mas há algo que é ritual diário para a atriz para se manter bem ativa.

A atriz é capa da edição desta mês da revista “InStyle” e revelou afinal o que é o tal “15-15-15”. E é bastante fácil de explicar: são três blocos, cada um de 15 minutos, especialmente focados no cardio.

A sequência varia mas dedica sempre cada bloco de 15 minutos às mesmas três máquinas de ginásio: passadeira, elíptica e bicicleta. A atriz já dera conta da importância que tem para ela ir variando nos treinos — é uma boa forma de se manter motivada.

“Tive uma lesão no outono passado e durante um tempo só conseguia fazer Pilates, que adora, mas tinha saudades daquele suor de quando te lanças mesmo às coisas”, contou à revista. Eram os tais blocos de 15 minutos que estavam em falta e que retomou assim que pôde.

Aniston explica que é o tipo de pessoa que precisa mesmo de movimento no seu dia a dia para se sentir bem. “Até podem ser só 10 minutos a saltar num trampolim”. Mas é importante mexer-se.

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Atriz tem 52 anos.

As tais combinações de passadeira, elíptica e bicicleta por si só já dariam bons sinais. Mas o método escolhido é simples e eficaz para merecer os elogios de especialistas, como dá conta a revista “Health”.

Por um lado, cumpre sem problema as recomendações. A Organização Mundial de Saúde apresenta algumas indicações importantes para a população adulta, independentemente de as pessoas terem ou não alguma condicionante física que obrigue a adaptar o treino.

De um modo geral, os adultos devem realizar pelo menos 150 a 300 minutos de atividade física aeróbica de moderada intensidade; ou pelo menos 75 a 150 minutos de atividade física aeróbica de vigorosa intensidade; ou uma combinação equivalente de atividade física de moderada e vigorosa intensidade ao longo da semana para benefícios substanciais à saúde. Os tais 15-15-15, que a atriz faz praticamente todos os dias, cumprem perfeitamente as tais orientações para atividade física mais intensa.

Mas há mais. à “Health”, Albert Matheny, instrutor e empresário de diferentes ginásios nos EUA, teceu vários elogios à abordagem da atriz. “A ideia de ter três diferentes modalidades, que permitem variar, é excelente”.

“É provavelmente menos intimidante”, acrescenta, e é fácil de perceber porquê: 45 minutos da mesma atividade cardio não seria fácil para muita gente. “E do ponto de vista da mecânica a pessoa não está só a repetir os mesmos movimentos de alta intensidade”.

Ora, isto permite manter o tal espírito de variedade no exercício, que pode fazer a diferença em termos de motivação para treinar, mas também alivia alguma carga. “Ao misturarmos exercícios, diminui o risco de lesão por excesso de repetições do mesmo movimento”, explica.

como este método de “15-15-15” é especialmente focado na parte cardiorrespiratória, os especialistas salientam que é importante não deixar para trás outro tipo de exercícios, em particular focados na força e nalgumas cadeias musculares em específico.

Nesse aspeto, Jennifer Aniston também marca pontos entre os especialistas já que, fã de ginásio como é, e habitualmente acompanhada por PT, acaba por conseguir complementar bem este treino mais cardio. O tal Pilates de que Aniston é fã, tal como é do ioga, são disso bons exemplos. Podem muito bem ser um bom complemento, trabalhando o corpo de forma diferente e com um nível de intensidade também ele diferente.

O facto de ter disponibilidade de tempo e financeira para se manter ativa é naturalmente um elemento chave em tudo isto. Ainda assim, todo o conforto na sua vida não tem tirado eficácia à sua disciplina.

As rotinas ao longo do tempo são um fator importante (sabemos bem como é aquele primeiro treino ou corrida depois de uns tempos mais inativos). Mas o que parece funcionar mesmo com Aniston é o gozo que tira do exercício físico. É algo que a tem acompanhado ao longo da vida e que a permite manter-se aos 52 anos bem com o seu corpo, mesmo comparado com quando a vimos, novinha, aparecer em “Friends”. E está aí outra chave para continuar a impressionar.

No ginásio a atriz está sempre bem em forma mas não é caso único na sua vida. Depois da há muita anisada reunião do elenco de “Friends”, a atriz continua bem ativa no ecrã. No seu próximo projeto vai interpretar Denise White em “Hail Mary”, filme inspirado na história da antiga Miss EUA, que se tornou figura de destaque como gestora de crise de carreiras desportivas.

Já agora, um bom treino começa ainda antes do treino propriamente dito. É essencial aquecer bem mas ainda há muitos erros que se comete. Há lesões que são inteiramente evitáveis. A PT Inês Tavares deu à NiT seis sugestões de como fazer as coisas. Carregue na galeria para as descobrir.

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