Ginásios e outdoor

O treino do momento para ficar com um rabo firme (só precisa de 10 minutos)

O circuito de Pamela Reif, uma das maiores estrelas fitness das redes sociais, está disponível no YouTube.
A autora tem 24 anos.

Os glúteos são os maiores músculos do corpo e, por isso, demoram mais a tonificar. No entanto, com os exercícios certos chegar lá é possível. Pamela Reif, uma das principais estrelas fitness nas redes sociais, parece perita no assunto.

A alemã passou de não saber nada sobre treino a guru quando a partir dos 16 anos, idade com que entrou no ginásio. Na altura, treinava com um amigo, sendo que nenhum deles tinha um treino definido. Quando pediu ajuda, foi-lhe dado um plano padrão que não lhe encheu as medidas, muito pelo contrário.

“Durante esse período, o meu corpo ficou muito magro, a minha percentagem de gordura corporal também era muito baixa e os meus abdominais eram fortes e visíveis, mas eu era extremamente magra. Pesava cerca de 45 quilos”, revelou nas redes sociais.

Houve um dia em que decidiu mudar completamente o plano de treino. Em vez de correr na passadeira, inclui mais levantamento de peso, onde constavam agachamentos e outros exercícios. Estas alterações, juntamente com uma dieta rica em nutrientes, mudaram o seu corpo para sempre — e vida também.

Agora, Pamela usa os seus conhecimentos e o próprio exemplo para que outras pessoas não se sintam desamparadas como aconteceu com ela. Quando dizemos “outras pessoas”, só no YouTube são mais de seis milhões.

Lá, a influencer sugere os mais variados treinos, desde aqueles que trabalham o corpo inteiro aos que se focam num determinado grupo muscular. Além disso, a alemã de 24 anos tem desafios e treinos que incluem dança. Normalmente, são treinos curtos e sem equipamento, com músicas escolhidas ao pormenor para que não falte energia, nem motivação.

Num dos seus treinos mais recentes, que está a caminho dos dois milhões de visualizações, a youtuber sugere um treino de booty pump, que promete ajudar a crescer e dar firmeza aos glúteos.

É um circuito de dez minutos que, excecionalmente, inclui um equipamento: uma banda de resistência. É um elástico concebido para o treino que se coloca à volta das pernas e que torna os movimentos mais intensos. Este acessório reforça os músculos e também é muito útil para alongamentos”. No entanto, se não tiver uma banda, Pamela esclarece que pode fazer o treino na mesma.

Dos agachamentos aos lunges, com alguns saltos à mistura, vai passar por vários movimentos. Em alguns exercícios, ter um banco por perto também ajudará.

“Neste treino colocamos um grande foco no rabo, tentando não incluir muito trabalho nas coxas. Desta forma, isolamos os glúteos, aprendemos a usá-los corretamente e aumentamos essa zona menos as coxas”, explica na descrição.

Pamela acrescenta que quem precisar de pausas deve fazê-las. “Não te preocupes, vais melhorar com o tempo. Podes simplesmente seguir o que estou a fazer com 30 segundos para cada exercício”, sugere.

Como Pamela Reif veio parar às redes sociais

“Eu era basicamente apenas uma adolescente na escola. O Instagram estava a ficar popular e eu comecei a publicar fotografias da minha comida, dos meus acessórios, tirava selfies no ginásio — estava a fazer  isso sem nenhum plano ou estratégia. Cresceu a partir daí”, contou na Forbes Under 30 Summit Europe.

Quando percebeu que estava a atrair cada vez mais pessoas para as suas redes sociais e recebia centenas de mensagens sobre treino, Pamela Reif percebeu que podia de facto causar um impacto na vida das pessoas, além de construir uma carreira na Internet.

Começou por partilhar fotografias e vídeo diariamente.

Como contou à “Forbes”, revista da qual foi capa em 2019, foi depois de alcançar os 500 mil seguidores nesta rede social que o seu hobby se tornou um negócio. Trabalhou com diversas marcas populares, como a Calzedonia e a Nak-d, e ganhou também visibilidade no YouTube. Além disso, fez treinos com caras conhecidas como Jason Derulo, Adriana Lima e Selena Gomez.

Pelo caminho, partilhou mais de 70 receitas num livro que lançou em 2019. Sendo fã de bowls, tem propostas para comer desde o pequeno-almoço à sobremesa. O livro está à venda online e custa 20€. E tem uma conta de Instagram apenas relacionada com alimentação saudável chamada @pamgoesnuts, com quase um milhão de seguidores.

Pamela Reif foi a escolha da NiT como estrela fitness em 2020, mas houve outros nomes que se destacaram nesta categoria nas redes sociais. Carregue na galeria para saber quais são.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT