Ginásios e outdoor

O treino fit super intenso e divertido em que vai dançar 20 minutos sem parar

Vai trabalhar a parte cardio e o humor, com um animado toque de influência brasileira.
Os treinos de Tara são um sucesso.

Se até gosta de se manter em forma mas os vídeos de treino não são o desafio ideal para si, não tem mal. Se há coisa que a pandemia nos mostrou no mundo fitness é que há opções para todos os gostos.

Uma sugestão que poderá valer a pena é fazer exercício físico quase sem se aperceber. Não estamos a falar de nenhuma invenção milagrosa em que não se mexe e consegue ficar em forma. É mesmo uma ideia mais simples: treinar enquanto faz algo que adora, como dançar. É este o espírito que nos propõe a recente proposta viral de “Tara’s Body”.

A cara do canal é a modelo fitness Tara, uma jovem francesa de 22 anos que pretende dar aos seguidores “uma dose diária de bom humor” — tudo em treinos bem intensos, onde o lado cardio e de tonificação estão sempre presentes.

A fluidez é argumento forte nos primeiros vídeos de Tara’s Body que se têm popularizado. No caso destes 20 minutos, por exemplo, não vai precisar de fazer grandes alongamentos antes de começar.

Na verdade, é já em ritmo de dança que os alongamentos são feitos como parte do treino. Começamos com rotações para preparar os músculos do pescoço, de seguida braços e ombros, antes de chegarmos às pernas.

Ao segundo minuto, as pernas passam para o nível seguinte, com agachamentos, seguido de elevações, antes de entrarmos em movimentos para tonificar o rabo (ao som de “Rainha da Favela”, de Ludmila, que muito apropriadamente canta “bumbum”).

A música é sempre um ponto forte em treinos que pode fazer a sós, seguindo a coreografia no ecrã ou em boa companhia. Neste vídeo em particular é tudo feito com música brasileira, numa playlist daqueles em que se põe o pé no acelerador para treinar sempre a bom ritmo.

Se nos primeiros minutos já começar a suar, não estranhe. “Tara’s Body” é uma página fit onde isso é obrigatório. E mesmo que não fale francês, saiba que os vídeos são sempre fáceis de seguir. O maior problema só será seguir o ritmo.

Da mesma forma que o treio começa com uma fase de alongamentos, também a parte final permite uma transição mais suave, repetindo alguns alongamentos para ajudar o corpo a recuperar. 

O sucesso de Tara’s Body tem ido bem além das fronteiras francesas. Aqui o que mais fala é mesmo a linguagem universal do exercício físico e da dança.

Um dos melhores exemplos foi o que marcou a estreia deste canal ainda com poucos meses de vida. Falamos de um super treino de 25 minutos, ao som de afro beats, com muita influência de música brasileira, que já tem mais de 2,9 milhões de visualizações desde que foi lançado em fevereiro passado.

Este vídeo mais recente que aqui partilhámos foi lançado a meio de maio mas está já a aproximar-se das 300 mil visualizações. Nós comentários há vários elogios, incluindo alguns que confirmam o que dizíamos sobre a linguagem universal da dança. “Não tenho ideia do que estás a dizer mas adoro todos os teus vídeos”, escreve em inglês uma utilizadora brasileira do YouTube.

Outra utilizadora, já em português, diz que o canal de Tara “foi uma das melhores cosias que aconteceu nessa pandemia”. Neste caso, a mesma pessoa admite que não é grande fã de treinar, porém, dançar é outra história. E aqui o trabalho aeróbico juntou-se na perfeição ao ritmo de dança.

Quem também é uma mestre nos vídeos fit online é a australiana Kayla Itsines, que acumula 13 milhões de seguidores no Instagram. Kayla até costuma ter várias sugestões de meia hora mas num dos seus exercícios mais conhecidos dividiu o circuito em quatro voltas. Além de ser um treino curto, não precisa de equipamento. A única coisa que deve garantir é que tem espaço suficiente para se movimentar.

Carregue na galeria para descobrir quais são (e como se fazem) os exercícios que compõem este popular treino de Kayla Itsines.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT