O Natal pode trazer um desafio paradoxal: ao mesmo tempo que nos preocupamos em não sabotar o esforço que fizemos nos últimos meses para termos um corpo mais fit, os jantares ou simplesmente a falta de tempo intrometem-se nos planos e as idas ao ginásio são facilmente adiadas.
Exercitar-se e manter-se em boa forma física exige disponibilidade — que muitas vezes não temos, quando precisamos de conciliar o trabalho, estudos e com a vida familiar e social. Encaixar idas ao ginásio na agenda pode ser um desafio impossível, mas no conforto de casa podemos fazer uma série de exercícios que nos permitem manter um estilo de vida saudável.
O truque é assumir um compromisso consigo mesmo e tentar treinar onde quer quer seja, há hora em que conseguir encaixar um treino. Há exercícios disponíveis online e que podem ser a ajuda que faltava para manter a boa forma ou começar a recuperá-la. Mas tenha atenção que alguns são precisos materiais e nem sempre são adequados a todas as pessoas.
Para que todos possam abandonar o sedentarismo a bem da saúde física e mental e acabar com as desculpas para ficar sentado no sofá, a NiT pediu ajuda ao Fittejo para criar um treino que tanto pode ser feito em casa como no ginásio. “Fazer exercício em casa é importante porque para além do cuidado com o corpo, é também uma forma de cuidar da mente, aliviando a tensão, a ansiedade e o stress”, explica Sara Monteiro, personal trainer do Fittejo, à NiT.
Treinar em casa tem vantagens que podem ser aproveitadas por qualquer pessoa. Fazer exercício neste contexto permite que a prática seja acessível e fácil, principalmente quando a pessoa tem pouco tempo disponível. “O facto de poder ser praticado a qualquer hora ajuda na organização pessoal, contribuindo para a diminuição da insatisfação, sintomas depressivos e ansiogénicos provocados pela correria do dia a dia”, acrescenta ainda a especialista em desporto do ginásio.
Contudo, apesar das inúmeras vantagens de treinar em casa, as idas ao ginásio não devem ser descartadas. “É certamente mais fácil manter-se motivado quando tem um compromisso com um treinador ou um amigo com quem vai treinar e isso vai ajudar a ter mais resultados”. A chave é sempre a consistência. Os espaços dedicados ao desporto acabam também por ter mais oferta de modalidades e materiais que vão facilitar os treinos. Mas a segurança e a prevenção de lesões são os maiores motivos que justificam o pagamento da mensalidades nestes locais. Segundo Sara Monteiro no caso do Fittejo as modalidades mais procuradas são as aulas de cycling, de Pilates e as de localizada.
Dito isto, só falta entrar na rotina, roubar uma hora ao sofá e trocá-lo pela cadeira. Este treino foi elaborado para ser realizado com uma cadeira de cozinha, por exemplo, utilizando apenas o peso do próprio corpo, com repetições certas que permite controlar o tempo que faz cada exercício.
Carregue na galeria para descobrir os nove exercícios que fazem parte deste treino e aprenda como fazer corretamente cada um deles.