Desengane-se se continua a acreditar que os treinos na piscina são apenas para os mais velhos. Se precisa de alguma prova, experimente fazer Aqua Crosss Training — um género de calistenia com pesos, na água — e talvez mude rapidamente de ideias.
A modalidade criada em 2016 por Nuno Pereira tem crescido e ganho cada vez mais adeptos um pouco por todo o País. Trata-se de uma aula de grupo de alta intensidade, inspirada numa mistura entre o CrossFit e movimentos funcionais — tudo dentro de água. Ajuda a trabalhar a força, a resistência cardiorrespiratória, a agilidade, o equilíbrio e a coordenação.
O treino aquático ajuda a gastar muitas calorias e a queimar calorias, sem darmos por isso. É que por ser praticada dentro de água, o impacto nas articulações é baixo, e favorece a sensação de leveza, que contribui para uma diminuição do stress e do cansaço.
“Aliando a resistência à técnica, bem como o trabalho de força, o Aqua Cross Training proporciona sessões desafiantes que levam todos os praticantes a testar os seus próprios limites”, explica à NiT Nuno Pereira, o criador da modalidade.
As sessões de Aqua Cross Training contam com exercícios predominantemente de aeróbia, força ou ainda para a junção de ambas. “Os movimentos podem ser realizados através de calistenia, com a adição de equipamentos específicos como paraquedas, legshaper e barra”, refere. Durante a sessão toda a área da piscina é utilizada, inclusive a parede, para fazer elevações. “Para que os atletas possam obter o máximo de benefícios, os treinos deverão ter uma duração compreendida entre os 40 e os 60 minutos.”
O treino criado pelo diretor geral da Aqua Innovation tem vindo a ser replicado um pouco por todo o mundo. “Já existe em Espanha, Itália, Holanda, Dinamarca e Rússia”, diz. Em Portugal pode ser praticado em várias piscinas ou ginásios públicos e privados, de norte a sul do País, desde as Piscinas Municipais de Matosinhos, no Porto, à Piscina Municipal da Quarteira, no Algarve. E o objetivo é continuar a expandir para as restantes cidades portuguesas.
“Ao longo destes anos temos constatado que a satisfação pela prática é imensa, isto porque permite alcançar bons resultados a nível físico, sem ficarem super cansados. E gostam também da versatilidade. Todas as aulas podem ser diferentes.”
A procura por sessões com este programa tem aumentado, assim como a ambição dos atletas. “Com os números de fãs da modalidade a crescerem percebemos que o melhor seria criar uma iniciativa que proporcionasse aos seus praticantes a possibilidade de participarem em competições tanto a nível individual e/ou por equipas. O objetivo era o de estimular o espírito competitivo e a superação das suas próprias capacidades, num ambiente de pura diversão”, explica o nadador. E assim nasceram os Aqua Cross Training Games. Durante estas provas, os atletas são avaliados pela realização do exercício. Quem tiver mais pontos, é o vencedor da ronda, no escalão em que está inserido.
Se é fã de desportos aquáticos, ou apenas de dar umas braçadas, ao seu próprio ritmo, carregue na galeria para conhecer quais os ginásios na Grande Lisboa com acesso à piscina.