Ginásios e outdoor

O treino intenso que dura menos de 30 minutos e é perfeito para queimar muitas calorias

A época festiva aproxima-se a passos largos e convém pensar em estratégias para não perder o foco nos seus objetivos.
Não precisa de material.

“O corpo de verão prepara-se no inverno”. Certamente já ouviu esta expressão em algum lado. E não é apenas uma frase feita. O segredo para conseguir uma silhueta esguia e tonificada está nos cuidados que se mantêm todo o ano. A alimentação aliada a uma rotina de treino são pilares fundamentais. Porém, com a chegada do mau tempo diminui drasticamente a vontade de sair de casa para ir até ao ginásio. Um desinteresse reforçado pelo a crise económica que já se sente no País devido ao escalar da inflação. Estes motivos, não são, contudo, razão para desanimar: a solução é optar por treinos curtos que pode realizar em qualquer lado.

A vontade de se sentir melhor no seu corpo é a motivação certa, mas a chave para manter o compromisso com estilo de vida saudável e ativo é, sem dúvida, a consistência. Continuar a treinar, mesmo quando é a última coisa que tem vontade de fazer, faz toda a diferença quando se trata de atingir os objetivos. No entanto, isso não significa passar horas a fio no ginásio.

Os treinos curtos e intensos, como os HIIT (High Intensity Interval Training), conseguem ajudar a queimar gordura rapidamente enquanto tonifica os músculos e melhora a capacidade cardiovascular. São exercícios fortes, duros e exigentes, em que precisa de estar dedicado a cada segundo, mas têm um ponto positivo (ou mais um): a tortura passa depressa.

O que acontece é que gastamos mais energia neste tipo de treino, uma vez que o corpo está sempre em esforço e a recuperação tem de ser muito mais acelerada. Por consequência, o metabolismo torna-se mais rápido e queima mais gordura.

A personal trainer Magda Ferreira desenhou um treino que se faz em meia hora, a pedido da NiT. E tem a vantagem de poder ser feito em qualquer lugar. Se precisa de mais motivos para voltar a treinar, pense na sua saúde.

O exercício desempenha um papel fundamental no alívio de stress, ansiedade e na autoestima e bem-estar geral. “Por isso, mesmo que não estejamos inscritos num ginásio, ou a frequentar aulas de algum desporto coletivo ou individual, praticar exercício físico é algo que devemos incluir na nossa rotina, até para evitar o sedentarismo”, salienta a personal trainer.

Magda Ferreira sugere um treino com oito movimentos para fazer em quatro rondas de 50 segundos, intercalados com 20 de descanso. No final de cada ronda, descanse mais 50 segundos.

Carregue na galeria para conhecer os exercícios que compõem esta rotina e, antes de a começar, só tem de decidir se quer fazê-lo no exterior, em alguma divisão da casa, no ginásio ou mesmo no escritório, durante a hora de almoço.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT