Subscreva a nossa newsletter para receber as melhores sugestões de lifestyle todos os dias.

Ginásios e outdoor

O treino popular do momento tonifica abdominais e glúteos em 10 minutos

É um circuito menos intenso do que o habitual, mas igualmente eficaz.
A autora do circuito tem apenas 24 anos.

Tem apenas 24 anos, foi capa da revista “Forbes” em setembro do ano passado e foi capaz de colocar milhões de pessoas a treinar em simultâneo através das suas redes sociais. Que Pamela Reif é um fenómeno já ninguém duvida, mas o alcance dos treinos da influencer alemã continua a surpreender.

O primeiro dia de dezembro ficou marcado pela publicação de mais um circuito, desta vez um dois em um, ou seja, para trabalhar duas partes do corpo ao mesmo tempo: abdominais e glúteos — dois dos tipos de treino mais desejados.

Em apenas quatro dias, o vídeo partilhado no YouTube já conta com mais de meio milhão de visualizações, 20 mil gostos e 500 comentários. Além dos músculos que trabalha, este treino destaca-se pela duração e intensidade: ocupa apenas dez minutos e tem uma intensidade mais baixa do que é habitual nas sugestões de Pamela.

Segundo a estrela do fitness alemã, neste circuito não há agachamentos, saltos, burppes ou algo semelhante. Na verdade, é um treino mais lento e feito no chão. “Queima gordura, mas não te vai fazer transpirar”, explica.

Pamela Reif garante, também, que se trata de um circuito de baixo impacto e muito favorável para os joelhos. Começa com abdominais, há minutos sem pausas e retoma com o treino de glúteos.

Nesta segunda fase, destaca-se um exercício especialmente popular para ter um rabo firme: os kickbacks ou, se preferir, os pontapés (ou coices) de burro, embora sejam feitos na lateral, como é possível ver no vídeo. Além de tonificar o rabo, vai conseguir trabalhar a parte inferior da lombar. 

Pamela Reif recomenda que esteja sempre a pensar no músculo que está a trabalhar. Segundo a alemã de 24 anos, isso é essencial para alcançar os benefícios deste treino.

Como Pamela Reif construiu um império nas redes sociais

Quem olha para Pamela Reif, pensa que toda a sua vida esteve ligada ao fitness. Mas não é verdade. Estávamos em 2016 quando decidiu inscrever-se num ginásio. Sentia que estava demasiado magra — pesava 45 quilos — e a relação que tinha com o seu corpo não era a melhor.

Estava motivada para mudar, mas sentiu que o plano de treino que lhe tinha sido atribuído só piorava a situação. “Durante esse período, o meu corpo ficou muito magro, a minha percentagem de gordura corporal também era muito baixa e os meus abdominais eram fortes e visíveis, mas eu era extremamente magra”, contou numa publicação no Instagram.

Houve um dia em que decidiu mudar completamente o plano de treino. Em vez de correr na passadeira, incluiu mais levantamentos de pesos, onde constavam agachamentos e outros exercícios. Estas alterações, combinadas com uma dieta rica em nutrientes, fizeram com que os seus braços ficassem mais tonificados, as pernas e os glúteos mais firmes, e a barriga mais definida do que nunca. Daí a toda a gente querer descobrir o seu método para um corpo escultural, não demorou muito.

“Eu era basicamente apenas uma adolescente na escola. O Instagram estava a ficar popular e eu comecei a publicar fotografias da minha comida, dos meus acessórios, tirava selfies no ginásio — estava a fazer isso sem nenhum plano ou estratégia. Cresceu a partir daí”, contou na Forbes Under 30 Summit Europe.

Quando percebeu que estava a atrair cada vez mais pessoas para as suas redes sociais e recebia centenas de mensagens sobre os treinos, Pamela Reif percebeu que podia de facto causar um impacto na vida das pessoas, além de construir uma carreira na Internet. Começou por partilhar fotografias e vídeos diariamente, tendo agora 6,7 milhões de seguidores no Instagram.

Segundo contou à “Forbes”, foi depois de alcançar os 500 mil seguidores nesta rede social que o seu hobby se tornou um negócio. Trabalhou com diversas marcas populares, como a Calzedonia e a Nak-d, e ganhou também visibilidade no YouTube, onde agora tem 2,25 milhões de subscritores. Além disso, já faz treinos com caras conhecidas como Jason Derulo, Adriana Lima e Selena Gomez.

Carregue na galeria e descubra os cinco treinos mais famosos de Pamela Reif — um deles soma quase 43 milhões de visualizações.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT