A Serra da Estrela tem muito para oferecer, todo o ano, e não apenas durante os meses frios, quando fica coberta de neve. Ali também existem dezenas de cascatas e piscinas naturais que são spots perfeitos para passar uma tarde de verão. No entanto, muitas delas ainda são desconhecidas para milhares de portugueses.
É por isso mesmo que a Green Trekker está a organizar um trilho que o levará a conhecer alguns dos mistérios naturais mais deslumbrantes daquela zona icónica do País. Embora os dias tenham estado nublados e, às vezes, frios, atividade decorrerá a 10 de junho, um sábado — o tempo já estará mais quente e ninguém vai ter vontade de ficar em casa.
A aventura começa em Cortes do Meio, uma pitoresca e pequena aldeia rodeada por paisagens de cortar o fôlego. À medida que caminha, vai passar por inúmeros poços naturais cristalinos que são alimentados pelas águas da Serra da Estrela. Estes foram escavados ao longo de séculos de erosão, sendo uma verdadeira maravilha natural.
“A cada poço que encontramos, podemo-nos maravilhar com a harmonia entre a natureza e a água, enquanto desfruta da paz e tranquilidade que proporcionam. Os tons de verde exuberantes que nos rodeiam criam um contraste perfeito com a pureza das águas dos poços, convidando a um mergulho”, descreve a empresa. Cascatas e piscinas também fazem parte do roteiro, claro.
A Green Trekker tem atividades para diferentes níveis de destreza física. Esta proposta é classificada com exigente e os participantes “devem estar em boa forma física”, avisam. Durante o caminho de 11,2 quilómetros vai encontrar desníveis acentuados e terreno mais difícil de percorrer.
A inscrição no evento deve ser feita online. Tem um custo de 10€ e os interessados têm de ter pelo menos 13 anos. Consigo deve levar uma garrafa grande de água, roupa adequada, comida e, se quiser mergulhar, fato de banho, biquíni ou calções. Tem a duração de quatro horas (começa às 10 horas).