Ginásios e outdoor

O trilho que o leva a descobrir uma das quedas de água mais espectaculares do País

A cascata das Fisgas do Ermelo, em plena Serra do Alvão (Mondim de Basto), é um dos pontos altos do percurso.
É uma daquelas caminhadas que nunca mais se esquecem.

Quando falamos de cascatas em paisagens incríveis, o Parque Nacional da Peneda-Gerês é sempre uma referência. Apesar de menos conhecidas, as quedas de água do concelho de Mondim de Basto, não são menos surpreendentes.

Poucos sabem que é igualmente no norte do País, entre as belas e bucólicas paisagens da serra do Alvão que se encontram algumas das cascatas mais altas de Portugal. As Fisgas de Ermelo têm cerca de 200 metros de altura, mas são de fácil acesso e podem ser descobertas já no próximo dia 22 de janeiro, graças à caminha organizada pela Time Off.

O ponto de partida (e de chegada) é na Aldeia de Varzigueto, concelho de Mondim de Basto. A rota que percorre a Serra do Alvão conta com aproximadamente 10 quilómetros. Ao longo do percurso irá encontrar a imponente cascata do Rio Olo — uma das mais icónicas paredes de escalada natural do País — e descobrir as Fisgas do Ermelo.

A região é conhecida também pela oferta gastronómica onde a posta maronesa e o cabrito assado com arroz de forno são protaganistas. Por isso, depois da caminhada, irá poder repor energias com um almoço num restaurante local.

A inscrição no trilho, que inclui já o almoço, custa 30€ e pode ser feita através do Whastapp com o número 918 813 459, ou para o e-mail geral@nulltimeoff.pt. A organização aconselha os participantes a vestirem roupa confortável, calçado adequado e água para irem bebendo ao longo do percurso.

Um dos caminhos que terá de percorrer.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT