Ginásios e outdoor

O truque de Kate Middleton para estar sempre em forma (e é mais simples do que imagina)

Mãe de três filhos, a Duquesa de Cambridge mantém uma figura sempre impecável.
O lado fit da duquesa.

A vida de realeza tem os seus protocolos e obrigações que ocupam certamente boa parte do dia. Mas não é preconceito nosso se assumirmos que fazer parte da família real britânica vem com uma série de privilégios que facilitam a vida na hora de uma pessoa se manter em forma.

Talvez seja isso que surpreenda com Kate Middleton: aos 39 anos, a duquesa de Cambridge, mãe de três filhos, mantém-se em excelente forma física. Sendo que para tal não precisa de um nutricionista ou um personal trainer focados nela. Mantém apenas algumas rotinas — e um curioso gosto pela competição.

George, nascido em 2013, Charlotte, em 2015, e Louis, em 2018, são os três filhos de Kate com William. No passado, após a gravidez, Kate chegou a trabalhar com a personal trainer Louise Parker (conhecida também por trabalhar com Emma Thompson). Ainda assim, é mesmo sem personal trainer que Kate se mantém em forma, segundo já revelaram fontes próximas da família real britânica ao “Daily Mail”.

A duquesa não tem por hábito dar entrevistas, muito menos focadas no seu lado mais pessoal, de rotina de treino. Ainda assim, a sempre curiosa imprensa britânica nunca deixou ao longo dos anos de ir descobrindo alguns hábitos. Ao longo do tempo, Kate não deixou de adaptar algumas rotinas mas há coisas que se repetem, mesmo diariamente.

A duquesa é uma fã de corrida e aproveita para correr todos os dias, especialmente quando a família está na sua casa de campo, em Norfolk. Mãe de três filhos, correr nem sempre é fácil o que não é razão para ficar por casa. E já com Charlotte ainda bebé a duquesa não dispensava levar a filha numa caminhada matinal.

A duquesa treina em casa, onde conta com pesos, mas a sua rotina de treino favorita é daquelas que não precisa de equipamento nenhum em particular. Falamos da prancha, uma técnica versátil em que, com repetições em que se mantém o equilíbrio, se trabalha a força muscular.

A prancha frontal é o movimento mais básico e faz-se mantendo os cotovelos fletidos em linha com os ombros e com os antebraços apoiados no chão, assim como os pés. É importante manter a posição equilibrada, sem as costas curvadas ou o rabo demasiado levantado, e distribuindo o esforço pelo corpo. O objetivo não é sustentar o peso do corpo com os braços. Neste exercício é suposto o abdómen manter-se em contração durante todo o tempo em que se faz a prancha.

No caso de Kate, ela consegue manter-se em prancha durante mais de 45 segundos e faz até 10 repetições (e basta experimentar este exercício para ver que já é preciso boa forma para alcançar estes números). E chega a ocupar uma hora do dia num treino focado em diferentes pranchas.

Ajuda ter tido sempre um corpo atlético mas o gosto pela competição é algo que vem de há muito e que continuou a manter ao longo dos anos, seja com a irmã Pippa, seja com o marido.

O ténis, um desporto individual dos mais exigentes, continua a ser uma das suas paixões (não é acaso Kate continuar a ser presença assídua nas bancadas do histórico torneio de Wimbledon). Em Anmer Hall, a casa de campo dos duques de Cambridge, não só há court de ténis como piscina, mais uma facilidade que Kate aproveita (e com muitos benefícios cardiorrespiratórios).

Este lado de competição ajuda a que algum do exercício físico seja particularmente mais intenso. Ainda assim, nem tudo é sempre a correr na hora de treinar. A duquesa, segundo o “Daily Mail”, costuma trabalhar os abdominais com exercidos recorrendo a uma bola de Pilates. Já o relaxamento é feito com uma técnica que há muito conquistou também a duquesa de Sussex, Meghan Markle: o ioga.

O ioga tem um lado muscular e de treino de flexibilidade mas um dos seus principais atributo está nos exercícios de respiração, que ajudam a descomprimir e a combater o stress. Aqui é uma escolha acima de tudo complementar: se o jogo de ténis dá para suar, o ioga pode sempre ser uma forma de desfrutar descontraidamente da vitória.

A nível da alimentação, já foi reportado no passado que Kate é fã da dieta Dukan, uma dieta que aposta mais na proteína e em poucos hidratos de carbono e gorduras, tudo isto complementado com muitos vegetais e fruta, especialmente mais ricos em antioxidantes. Mas mesmo nisto não se pense que a aposta o destaque é acima de tudo o cuidado de manter hábitos equilibrados.

Embora reservada com este seu lado mais ativo, Kate nunca negou o exemplo de vida ativa que importa passar aos filhos. E isso foi algo que ganhou ainda mais destaque nas rotinas da família durante a pandemia. Quando as creches fecharam no Reino Unido, foi a própria Kate quem assumiu lá por casa a telescola dos dois filhos mais velhos, George e Charlotte. Mais um desafio extra para o qual estar em boa forma terá sido uma ajuda.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT