Ginásios e outdoor

O truque de Sara Matos para estar sempre em forma (apesar de ter sido mãe há um mês)

Do treino de musculação ao ioga, a atriz aposta em opções super simples. E recusa-se a fazer aquelas "dietas milagrosas".
O Ahtanga ioga é uma nova paixão.

Vamos começar este artigo por dizer uma coisa evidente: Sara Matos e Pedro Teixeira são um dos casais mais sexy de Portugal. Os dois atores já namoram há cerca de seis anos, mas só no dia 15 de setembro é que tiveram o primeiro filho: o pequeno Manuel, que se transformou de imediato numa estrela nas redes sociais.

Recentemente, no dia 10 de outubro, a atriz de 31 anos foi uma das estrelas da passadeira vermelha da gala dos “Globos de Ouro”, na SIC. E, desta vez, mais do que olhar para o vestido da atriz, os espectadores estavam a fazer contas de cabeça para calcular os dias que tinham passado desde o final da gravidez.

Se a sua pergunta foi e continua a ser esta, “como é que a atriz conseguiu recuperar a sua forma física em menos de um mês?”, vai gostar de saber que a NiT falou com Sara Matos para perceber este segredo misterioso.

“Acho que pratico exercício físico desde sempre, até porque sempre gostei muito de movimentar o corpo”, começa por dizer. A atividade física sempre foi algo imprescindível para a atriz, não só para melhorar a condição física, mas também pela libertação de endorfinas — a hormona responsável pela felicidade.

“Eu lembro-me de ser miúda e o momento que eu tinha para relaxar era quando saía da escola e ia para casa. Apanhava um transporte público e depois ia a pé para casa e só esse trajeto de uma hora, o facto de estarmos a movimentarmo-nos e estarmos atentos a outras coisas que não a nós próprios, já me ajudava a fazer um refresh de muita coisa”, recorda Sara Matos.

A atriz conta que começou a praticar natação quando era muito nova. Mais tarde, aos 19 anos, foi escolhida para integrar o casting da série juvenil da TVI “Morangos com Açúcar”. “Nessa altura já tinha alguma estabilidade para pagar o meu próprio ginásio e comecei a treinar duas a três vezes por semana”. 

Sara nunca mais parou desde então. O treino passou a fazer parte da sua rotina diária e não dispensa “duas sessões semanais no ginásio porque são essenciais para o metabolismo”.

A conta de Instagram de Sara Matos é seguida por quase um milhão de pessoas. Para elas, não será uma novidade que a atriz se apaixonou por uma nova modalidade. “O ioga é uma paixão que eu ganhei desde há um ano e meio. Pratico o Ashtanga Ioga e é uma coisa que, com certeza, vai ser para o resto da minha vida. Adoro e faz bem tanto física como psicologicamente”.

A atriz conta que já tinha experimentado ioga, num ambiente de ginásio, mas não tinha gostado. Porém, a amiga Madalena Proença, professora de ioga e dona do restaurante vegan My Mother’s Daughters, convenceu-a a conhecer o Ashtanga Ioga.

“Resolvi experimentar uma aula com ela e adorei. A partir daí fui ganhando confiança, fui fazendo algumas aulas de grupo e é uma viagem interior incrível”.

Rapidamente passou de uma experiência para uma prática regular no dia-a-dia da atriz. Tão regular que chegava a praticar seis vezes por semana, durante uma hora e meia. “Faço porque é quase um refresh. Tenho aquele tempo para mim, para me libertar, estar autocentrada. O ioga equilibra muito o físico e o psicológico, ou seja, eu consigo conectar-me a mim mesma e saio muito mais tranquila”.

Antes de engravidar, combinava uma prática regular de exercício físico e uma alimentação quase 90 por cento vegetariana para manter a linha. Sara explica que chegava a fazer seis treinos de Ashtanga Ioga por semana (de uma hora e meia) e dois a três treinos de força no ginásio (de 50 minutos). Outra regra pessoal da atriz: seguir uma alimentação saudável, sem açúcares refinados e com muitos legumes e vegetais.

Mas, e durante a gravidez? “Primeiro comecei a treinar num centro pré e pós parto com uma pessoa indicada para dar treinos a grávidas. Nunca quis correr o risco de fazer uma coisa que não pudesse ou que fizesse mal ao bebé ou a mim própria”.

Sara explica à NiT que procurou ajuda especializada para treinar durante a gravidez e que isso alterou por completo a sua rotina de treino. No entanto, a maior mudança foi em relação à alimentação — uma vez que treinou até ao dia anterior ao parto.

“A alimentação manteve-se, mas obviamente que tive alguns cuidados com os crus. Deixei de comer esses alimentos e preocupei-me em lavar sempre muito bem os legumes e verduras”.

Assim que o bebé Manuel nasceu, Sara sentiu logo vontade de regressar aos treinos: “Tinha consulta marcada para um mês a seguir ao parto e estava tudo bem, podia recomeçar a treinar”. E acrescenta: “Eu posso dizer que não tenho muito tempo ainda para almoçar ou jantar fora, porque estou a amamentar em livre demanda (a dar mama), nem sequer estou a dar biberão. Portanto, no pouco tempo que tenho, faço questão de ir movimentar o corpo porque é uma coisa que me ajuda muito”.

Engravidar, ter um bebé e cuidar de um recém-nascido podem ser coisas que retiram muito tempo e que mexem não só com o corpo, mas também com a estabilidade emocional de uma mulher. Para Sara Matos, não há uma fórmula para conseguir recuperar rapidamente a forma física pré-parto ou para conseguir voltar logo à rotina. No fundo, o truque da atriz foi ter tido cuidado com o corpo e com a alimentação desde muito jovem e não deixar de lado o seu bem estar pessoal durante e após a gravidez.

Se precisa de uma motivação extra para começar a treinar, carregue na galeria para conhecer as estrelas fit das redes sociais que vão ajudá-la a ficar em forma sem ter de sair de casa.

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