Após uma carreira no futebol e uma lesão que o afastou dos campos, em 2018, Miguel Guimarães iniciou a sua trajetória no mundo do fitness com sessões de treino personalizadas na garagem da casa dos pais. Hoje, conta com dois estúdios em funcionamento, um na Trofa e outro em Vila Nova de Famalicão. “Nunca gostei do modelo dos ginásios tradicionais e queria criar algo diferente neste setor”, explicou o jovem de 29 anos em entrevista à NiT.
O projeto One More surgiu após muitos anos dedicados ao futebol. Começou a jogar quando tinha apenas cinco e, eventualmente, integrou a Segunda Liga, mais especificamente o Clube Desportivo Trofense, onde competiu na época de 2014 a 2015 e regressou em 2017, após passagens por várias equipas da atual Liga 3, antigo Campeonato de Portugal.
“O mundo do futebol sempre foi um sonho meu, mas foi-se desmoronando devido a experiências menos positivas. Decidi continuar a estudar e tirei uma licenciatura em Educação Física e Desporto.” A sua carreira como futebolista terminou em 2018, após uma lesão no joelho que o levou a desvincular-se do clube.
Durante a recuperação, recebeu um convite para trabalhar num ginásio, o que marcou o seu primeiro contacto com o universo do fitness. “Nunca me identifiquei muito com o funcionamento dos grandes clubes, por isso, quis criar o meu próprio espaço”, explica. As primeiras sessões de treino decorreram na tal garagem, mas, à medida que o número de clientes cresceu, o espaço tornou-se pequeno.
O primeiro estúdio One More foi inaugurado em setembro de 2021, na Trofa, e a equipa já contava com quatro personal trainers. “Os meus primeiros alunos eram pessoas que nunca tinham praticado exercício físico, e isso tornou a minha missão de reduzir a taxa de sedentarismo uma realidade.”
Um ano depois, o estúdio mudou-se para um novo espaço na mesma cidade, com 1200 metros quadrados, onde o conceito de treino personalizado foi ainda mais aprofundado. “Somos uma escola de desporto onde as pessoas aprendem a treinar. Temos uma identidade única, e todos os nossos alunos sentem que este lugar é como uma casa”, salienta.
Miguel decidiu expandir o projeto e abriu um segundo estúdio em Vila Nova de Famalicão. “Neste momento estou a viver aqui, tinha muitos sócios que também moram na região e sempre tive a ambição de espalhar o conceito pelo País.”
As novas instalações, de 200 metros quadrados, localizam-se no centro da cidade e apresentam um design mais minimalista em comparação ao primeiro estúdio. O espaço aberto está equipado com máquinas de cardio e pesos livres, além de contar com balneários e uma sala destinada a avaliações físicas.
Após esta nova abertura, o fundador tem planos de desenvolver uma vertente diferenciada no fitness. “O objetivo é complementar os serviços de personal training com algo inspirado num modelo internacional.” Os planos incluem a criação de algo distinto dos habituais conceitos existentes na maioria dos ginásios, assim como a vertente de alto rendimento para jogadores de futebol profissional.
O nome “One More” foi escolhido porque Miguel costumava repetir essa frase, como forma de auto-motivação, tanto nos treinos quanto na vida diária. “Enquanto jogava futebol, pensava ‘só mais uma repetição’, ‘só mais um esforço’, e isso realmente fazia a diferença nos resultados”, explica.
Os serviços disponíveis incluem nutrição e treino personalizado, que pode ser individual, em dupla ou em trio, com cada aluno a receber acompanhamento e um plano de treino adaptado às suas necessidades. Após a inscrição, é efetuada uma avaliação física, e cada cliente pode escolher a modalidade de pagamento que mais lhe convém, com preços a partir de 15€ por semana.
“Quero revolucionar a indústria do fitness, assegurando a máxima exclusividade para cada cliente”, adianta.
Carregue na galeria para ver mais imagens do novo espaço de treino de Famalicão.