Ginásios e outdoor

Os ginásios com piscina em Lisboa — para quem quer treinar como o Michael Phelps

Se para si esta valência é uma mais valia, não deixe de conhecer todas as opções disponíveis na cidade.

Na hora de escolher um ginásio há muitos fatores a ponderar. A proximidade ao trabalho ou a casa, os horários disponíveis, a oferta de aulas e, claro, o preço da mensalidade. Mas para algumas pessoas existe outro critério importante: ter piscina.

Além de ser extremamente relaxante, nadar aumenta a flexibilidade, a capacidade pulmonar, queima gordura, e traz benefícios neuronais e cognitivos. E tem ainda a vantagem de ter um baixo impacto nos ossos e articulações. Cerca de meia hora na piscina pode resultar na perda de 650 calorias.

Já a hidroginástica — pode começar por apagar aquela imagem mental do grupo de idosas dentro da piscina a fazerem movimentos lentos — é uma modalidade bastante benéfica para a saúde. “A principal vantagem é aliviar o peso da carga sobre a coluna e os joelhos. Dentro de água cria-se um efeito bolha sem gravidade. Além disso, a hidroginástica trabalha muito a mobilidade e flexibilidade, ao contrário do ginásio que se foca na tensão e força.”

Quando praticamos exercício físico no ginásio, com máquinas e pesos, o atrito é muito maior, assim como o impacto nas articulações. Daí que a hidroginástica, praticada na piscina, seja indicada para pós-lesões, uma vez que cria um impacto menor, com a resistência a ser feita apenas pela água.

No Go Fit do Campo Grande, além de poder treinar como o Michael Phelps, pode ainda fazer a nova modalidade do clube. Chama-se Aqua Power e consiste em aulas de 45 minutos dadas na piscina. É descrita como uma “atividade de alta intensidade” que combina “exercícios funcionais com peso corporal” na água. “É um completo cross training em meio aquático”, explica David Matos, o coordenador de aulas de grupo da cadeia.

Se quiser dar apenas umas braçadas, ao seu próprio ritmo, a piscina do Balance Club Lumiar “tem cerca de 80 metros quadrados”. E quando quiser fazer um treino normal, também o pode fazer. “Temos quatro estúdios de aulas de grupo, sendo dois deles Estúdios Boutique, onde as luzes, a decoração e o som se misturam para uma experiência única de fitness”, explica Pedro Simão, o diretor geral do ginásio.

Esta é a melhor parte de frequentar um ginásio com piscina: pode escolher o que lhe apetece treinar nesse dia e conjugar as diferentes modalidades consoante os seus objetivos.

Seja para nadar, fazer aulas de hidroginástica ou hidroterapia, saiba quais são os ginásios na Grande Lisboa com acesso à piscina. Carregue na galeria para os conhecer.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT