Ginásios e outdoor

Os melhores exercícios para os miúdos adormecerem cedo nas férias

Este artigo pode ser a maior alegria dos pais que só querem passar uma bela e tranquila noite de verão.
O exercício com miúdos só tem benefícios.

Durante as férias, os miúdos tendem a adotar um estilo de vida mais sedentário, passando horas à frente do computador, telemóvel ou televisão. Os horários também ficam desregulados e, muitas vezes, quando chega a hora de irem dormir, continuam mais agitados do que o habitual.

Um dos truques mais populares entre os pais é cansá-los ao longo do dia, e não há estratégia melhor do que fazer exercício físico. Além disso, “treinar em família fortalece os vínculos entre pais e filhos, promovendo momentos de diversão e interação”, garante à NiT Ana Clara Alves Diniz, personal trainer na cadeia de ginásios FITTEJO.

A PT também realça a importância de estabelecer uma rotina de exercícios antes da escola começar, uma vez que ajuda a preparar o corpo e a mente dos mais pequenos, deixando-os prontos “para enfrentar o novo ano letivo.”

Ana recomenda diversas modalidades que, além de serem divertidas, fazem com que os miúdos se cansem facilmente. A dança, por exemplo, é uma ótima opção.

“Colocar uma canção animada e ensinar alguns passos simples é uma maneira divertida de movimentar o corpo e queimar calorias”, explica. Esta atividade tem outro benefício: a libertação de endorfina. Esta hormona é responsável pelo bem-estar e faz com que os miúdos se sintam mais relaxados e felizes.

A prática de ioga também é aconselhada pela personal trainer. Não só ajuda a desenvolver a flexibilidade e o equilíbrio, como promove a tranquilidade e concentração. “Ensinar posturas simples pode ser ideal para acalmar as mentes agitadas antes de irem dormir”.

Para os fãs de outdoor, passear ou andar de bicicleta são belas sugestões. Ambas estas atividades acarretam um benefício extra: a exposição ao sol, que “ajuda na regulação do sono” — é por isso que nos sentimos sempre tão cansados após um dia na praia.

O tipo de exercício que escolhemos não é relevante. O que importa é que façamos realmente algo.

“Um em cada três miúdos portugueses entre os seis e os nove anos tem excesso de peso ou é obeso, um aumento alarmante quando comparado com décadas anteriores. Um fator que contribui para essa situação é a falta de exemplos positivos por parte dos adultos”, avisa a PT.

Para se começar a mexer em família, Ana Clara deixou alguns exercícios físicos mais específicos que pode fazer com os miúdos para que eles durmam melhor à noite — e fiquem em forma.

Agachamento. Com os pés paralelos à largura da anca, realize o movimento de sentar até que as coxas fiquem paralelas ao chão ou até que os glúteos se aproximem dele.

Jumping Jacks. Comece de pé, com as pernas fechadas e com as mãos encostadas às coxas. De seguida, abra e feche as pernas dando um pequeno salto sem sair do lugar. Ao mesmo tempo, levante os braços acima da cabeça, tocando com uma mão na outra,

Prancha frontal isométrica. Para este exercício, tem de ficar de barriga para baixo e apoiar os cotovelos no chão, alinhando-os com os ombros. Depois, levante o quadril e apoie-se nas pontas dos pés. Mantenha essa posição entre 30 a 60 segundos.

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