Ginásios e outdoor

Os melhores ginásios com sauna para relaxar em Lisboa

Na Antiguidade eram locais de convívio. Passar uns minutos no vapor antes ou depois do treino tem vários benefícios para a saúde.
Tem vários benefícios.

Reservar tempo para treinar na rotina diária é um verdadeiro desafio para muitos. Daí, não é de estranhar que o percurso mais comum de quem frequenta um ginásio seja balneários — aula num dos estúdios ou sala de musculação — balneários. A azáfama diária raramente dá para muito mais, o que significa que nem sempre conseguirmos aproveitar as outras valências que estes espaços têm para oferecer.

As salas quentes, húmidas, onde muitas vezes não se consegue ver bem devido à intensidade do vapor e que estão muitas vezes numa zona mais recatada do ginásio são ótimas para sua saúde. E há cada vez mais cadeias que disponibilizam este serviço de forma gratuita.

As saunas não são, de todo, um fenómeno de moda. Já existiam no tempo dos romanos, onde eram consideradas locais de relaxamento e convívio. Em Portugal, os banhos a vapor eram normalmente utilizados pelo povo castrejo, antes da chegada dos romanos ao País, que deram o nome à Pedra Formosa — a peça central do banho a vapor na época pré-romana.

Além de ser um evento social, as saunas eram — e ainda são — frequentadas pelos seus benefícios para a saúde. Segundo a Saunas de Portugal, trata-se de uma terapêutica de relaxamento que ajuda a remover as toxinas do corpo, a reduzir os níveis de stress, aumentar a circulação, a melhorar a saúde cardiovascular, o movimento articular e a reduzir a dor muscular.

Muitas pessoas frequentam a sauna apenas esporadicamente e, sobretudo, para relaxar. No entanto, se estiver a lidar com dores musculares, ou se estiver à procura de melhorar desempenho desportivo ao longo do tempo, acrescentar à sua rotina do ginásio uns minutos numa destas salas pode valer a pena. Mas lembre-se que só a deve utilizar 15 minutos depois do treino. Porquê? Porque a temperatura corporal tem de baixar de forma a evitar que o corpo sofra um golpe de calor.

Para aumentar os benefícios, deve ficar por lá durante cinco a dez minutos e, logo de seguida, tomar um duche de água fria. “No banho, deve-se começar pelas extremidades e ir até ao centro do corpo. Assim, há uma vasocontração sanguínea que ajudará a eliminar os resíduos dos músculos e, ao mesmo tempo, nutri-los”, explica a Saunas de Portugal.

Em Lisboa existem vários ginásios que têm sauna, banho turco e até jacuzzi. Nos Solinca Health Club, estas salas estão inseridas em cada um dos balneários, “para uma maior privacidade”. No entanto, no clube da cadeia que se localiza no Lumiar, o spa está inserido no quinto piso, onde também se encontra a piscina que tem vista panorâmica sobre a cidade.

A cadeia Holmes Place, que conta já com cinco espaços na capital, oferece “acesso livre a todas as nossas saunas e banhos turcos, para garantir o momento perfeito de desintoxicação e relaxamento”.

E não são os únicos. Se nunca o fez e ficou com vontade de passar uns minutos numa sauna, carregue na galeria descobrir outros ginásios em Lisboa onde o pode fazer.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT